PUB
Recheio 2024 Institucional

Gaia: espaço do Monte da Virgem vai ser requalificado

Gaia: espaço do Monte da Virgem vai ser requalificado

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, prevê que o projeto de requalificação do Monte da Virgem, que contempla a construção de um novo templo, esteja pronto em 2020, para lançar a concurso em 2021.

“É um grande projeto da diocese atual que olha para o Monte da Virgem como grande santuário mariano da região e do distrito. Estimamos que os projetos estejam prontos em 2020 para lançar a concurso em 2021”, disse o autarca à agência Lusa, citada pela Rádio Nova.

“No início do próximo ano vamos avançar para projetos. A Câmara está empenhada e entusiasmada. O Monte da Virgem é extraordinário pela memória que encerra, é um pulmão verde e de grande interesse paisagístico. Vamos poder devolver o Monte da Virgem aos cidadãos, um espaço que hoje é de frequência reduzida e que está a necessitar de uma reabilitação profunda”, acrescentou Eduardo Vítor Rodrigues, que não adiantou valores.

“Reuni com a Confraria da Virgem Imaculada (Monte da Virgem, Gaia) para a revalorização do espaço e edificação de um novo templo. Com a bênção de Maria, será, certamente, o segundo maior santuário de Portugal, depois de Fátima. Haverá novidades brevemente”, escreveu o bispo do Porto, D. Manuel Linda, a 18 de dezembro, na rede social Twitter.

No dia seguinte, fonte da Diocese do Porto confirmou à agência Lusa que “esta semana ocorreram reuniões entre o bispo e a Confraria Monte da Virgem Imaculada”, frisando que “o projeto está numa fase muito embrionária”.

Segundo escreve a Rádio Nova, o estudo prévio aponta para a possibilidade de eliminar o acesso automóvel para potenciar o uso pedonal e a criação de alguns elementos como um edifício de receção, galeria coberta para acolher peregrinos, residência paroquial, hotel abaixo da cota da rua do Monte da Virgem, varanda contemplativa, teleférico, sanitários e espaços de apoio.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os responsáveis pela obra pretendem também intervencionar a atual capela e criar acessos alternativos para automóvel.

No que se refere ao novo templo, estão em estudo vários modelos, de configurações diferentes.

“Este é um espaço absolutamente emblemático e importante para Gaia”, disse Eduardo Vítor Rodrigues, enquanto na quinta-feira a Diocese do Porto apontou que o projeto “será algo que honrará muito a Diocese e o concelho de Vila Nova de Gaia”.

O santuário do Monte da Virgem localiza-se na margem esquerda do rio Douro, com uma deslumbrante vista para a cidade do Porto.

Inicialmente conhecido como Monte Grande, o seu nome foi alterado com a construção, iniciada em 1905, da Capela à Virgem Imaculada, inaugurada em 1937.

Foto: Confraria da Virgem Imaculada

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz