PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Gaia distribui roteiro de boas práticas no regresso às aulas

Gaia distribui roteiro de boas práticas no regresso às aulas

Para assegurar um arranque de ano letivo seguro e tranquilo, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia está a distribuir um roteiro de boas práticas com protocolo de intervenção a todos os agregados familiares do concelho que tenham filhos nas escolas. Oferta de kit de higiene e testagem da comunidade educativa são outras das medidas implementadas.

Devido à pandemia de covid-19, a distribuição do roteiro de boas práticas vai abranger todas as escolas de Gaia, num total de 32 mil alunos, existindo diferentes abordagens de acordo com os ciclos a que cada aluno está associado, dos jardins de infância e 1º ciclo ao secundário.

“Será inconsequente todo este trabalho se não houver a colaboração das famílias no cumprimento das regras e na atenuação dos riscos que estão subjacentes ao retorno às aulas de 32 mil alunos gaienses”, defende Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia.

A autarquia pretende assim, em articulação com todos os parceiros da educação e da saúde, “garantir uma resposta integral e atempadamente planeada e executada, na perspetiva da criação de todas as condições de segurança e tranquilidade para todos”.

Além do roteiro, os 15 mil alunos do 1º ciclo vão receber um kit com gel desinfetante e um spray para sapatos, “uma vez que nem todas as escolas conseguirão assegurar o modelo de troca de sapatos das crianças à entrada. Desta forma, será reduzido ao máximo o risco de contágios e serão criadas dinâmicas de segurança e desinfeção”.

Já nos jardins de infância e escolas do 1º ciclo será distribuído um manual que explica o protocolo de intervenção em casos de febre, por exemplo, bem como o roteiro com as medidas de prevenção da covid-19 e serviços disponíveis, como a distribuição de pequeno-almoço e lanches gratuitos, estando desaconselhado o uso de lancheiras pessoais para evitar partilha de objetos. De referir que as refeições serão entregues em formato de dose individual, em material descartável.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O uso das cantinas escolares também terá regras específicas ou, dependendo dos casos, funcionará por turnos. Procedeu-se ainda à colocação de sinalética nas escolas “adequada e simplificada conforme os graus de ensino”.

A distribuição do roteiro também será feita nas escolas EB 2/3 e secundárias, “tendo a autarquia preparado com os agrupamentos quer a sinalética, quer a distribuição de acrílicos (adquiridos pelo Município) para as secretárias de dois lugares”.

De acordo com a autarquia, o mobiliário para os vários graus de ensino será entregue conforme as prioridades e necessidades, nomeadamente nas escolas EB 2/3 que estão a ser reformuladas, como é o caso das escolas de Valadares, Costa Matos e Sophia de Mello Breyner.

“O custo do mobiliário para estas escolas foi de 600 mil euros, enquanto um outro lote, destinado aos jardins de infância e 1º ciclo, custou cerca de 1,5 milhões de euros”, refere o comunicado enviado à VIVA!..

De recordar que a Câmara de Gaia está a testar os mais de quatro mil professores e pessoal não docente das escolas públicas do concelho.

“Os desafios são muitos e as incertezas também. Mas a nossa vontade coletiva é maior e o espírito da responsabilidade conjunta vai ajudar a prevenir os problemas”, conclui Eduardo Vítor Rodrigues.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
PUB
PD- Literarura Infantil