PUB
Recheio 2024 Institucional

Gaia distribui 500 computadores pelas escolas do concelho

Gaia distribui 500 computadores pelas escolas do concelho

A Câmara Municipal de Gaia está a distribuir 500 novos computadores pelas escolas básicas do 1.º ciclo do ensino básico e os jardins de infância de 14 agrupamentos escolares do concelho. A medida visa “reforçar a excelência do ensino em contexto de sala de aula”.

A cerimónia de assinatura dos autos de entrega dos equipamentos aconteceu na passada terça-feira, na Biblioteca Pública Municipal de Gaia, e contou com a presença dos representantes dos agrupamentos de escolas de António Sérgio, Canelas, Carvalhos, Costa Matos, D. Pedro I, Diogo Macedo, Escultor António Fernandes de Sá, Gaia Nascente, Júlio Dinis, Madalena, Soares dos Reis, Sophia de Mello Breyner, Valadares e Vila d’Este.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Nas palavras de agradecimento de Filinto Lima, diretor do agrupamento de escolas Dr. Costa Matos, segundo mencionado na notícia presente no portal da autarquia, e “em representação de todos os diretores”, este é um gesto “demonstrativo da forma como a educação é tratada no concelho”. “Ganham os professores, que passam a dispor de mais um instrumento de trabalho com múltiplas potencialidades, e as crianças e os alunos que têm ao seu alcance o material necessário para enriquecerem o seu processo de ensino e aprendizagem”, sublinhou, relembrando ainda que a Câmara Municipal disponibilizou “computadores e materiais digitais para preencher lacunas existentes no ensino à distância” durante o tempo de pandemia em que os alunos se viram forçados a permanecer em casa.

“Estes são os primeiros computadores. Na verdade, em qualquer outro município do país, 500 computadores dariam para suportar todas as necessidades. Em Vila Nova de Gaia, a escala é tão grande que 500 computadores não resolvem imediatamente todos os problemas. Portanto, esta é apenas uma etapa que vai tentar dar uma primeira resposta às lacunas existentes”, explica Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia, afirmando que, com estas medidas, Gaia está “a dar corpo a um esforço coletivo que nos tem colocado a todos à prova”.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce