Sogrape

Gaia discute apoio para reabilitação da «Pedra da Audiência»

Gaia discute apoio para reabilitação da «Pedra da Audiência»

A junta de freguesia de Avintes, em Vila Nova de Gaia, vai avançar com uma obra de reabilitação da conhecida «Pedra da Audiência». Pelo elevado esforço financeiro, a junta de freguesia solicitou à Câmara Municipal um apoio de cerca de 12 mil euros, proposta que será discutida na próxima reunião do executivo, agendada para 30 de maio.

Este é um marco histórico-cultural colocado em 1742 e classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1946. «A Pedra da Audiência» “representava a autonomia do couto na administração da própria justiça. Os julgamentos realizavam-se uma vez por semana e eram dirigidos pelo juiz eleito que segurava uma vara vermelha, símbolo da autoridade. Este pequeno tribunal funcionou em Avintes até 1832”, conta o portal de notícias do município.

A autarquia de Gaia lembra também que a 26 de abril deste ano foi inaugurado o jardim localizado junto ao monumento, em honra a Daniel Edmundo Fonseca de Castro, o primeiro presidente de junta eleito democraticamente na freguesia de Avintes.

Esta requalificação, que envolveu um apoio da Câmara Municipal, “permitiu ainda criar novos espaços de estacionamento e reorganizar a entrada de veículos no parque de estacionamento do quartel dos Bombeiros Voluntários”.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem