PUB
PD- Revista Sabe bem

Gaia desafia alunos do concelho a “Rimar na Escola”

Gaia desafia alunos do concelho a “Rimar na Escola”

O projeto, “Rimar na Escola”, elaborado pelo rapper e produtor João Nina, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, visa “trabalhar a escrita criativa e a oratória dos alunos que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico público”.

Em homenagem aos artistas que levavam a sua música ao povo através da “escrita entre linhas” durante o regime ditatorial, é criada a iniciativa que promove a “escrita entre rimas”. O rap final, criado com um instrumental de João Nina, será apresentado ao público num espetáculo que vai realizar-se no Auditório Municipal de Gaia, em data a anunciar, onde “os alunos terão a oportunidade única de cantar/ler os seus textos”.

Segundo o comunicado oficial enviado à VIVA!, esta ideia vai ao encontro da música “Vozes”, um rap criado por João Nina “depois de um desafio lançado pelo seu professor de História, que se centra na temática do bullying e da ausência de amigos”, enquanto frequentava o 11.º ano de escolaridade. Nove anos depois, “Rimar na Escola” dá a mesma oportunidade aos alunos das escolas do concelho e junta “mais vozes” às celebrações do 25 de Abril, “e à mensagem que continua a ser importante difundir neste dia, a um ano de se assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Este projeto educativo prevê a realização de nove sessões de 50 minutos, distribuídas pelos professores da área de Letras e o bibliotecário, culminando com uma sessão de partilha/apresentação pública. «Pensar com o outro», «(Re)ler o 25 de abril», «Escrever a par» e «Estruturar em conjunto» são algumas das etapas de um projeto que promete colorir a cultura urbana, envolvendo ritmos, rimas e melodias, fomentando o gosto pela escrita e pela leitura”, lê-se.

Para a autarquia, esta é uma oportunidade para “incutir nos jovens os valores da democracia” reforçando, ao mesmo tempo, “o espírito criativo e crítico de um público-alvo desafiante”.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem