PUB
Recheio 2024 Institucional

Gaia cria o primeiro Centro de Recursos de Jogos Terapêuticos do Norte

Gaia cria o primeiro Centro de Recursos de Jogos Terapêuticos do Norte

A Câmara Municipal de Gaia está a investir na criação do primeiro Centro de Recursos de Jogos Terapêuticos na região Norte, como parte do seu Plano Integrado Municipal para o Envelhecimento (PIME). Este centro, que está na fase final de implementação, vai disponibilizar uma variedade de jogos e atividades terapêuticas especializadas, destinadas a instituições da rede social do município.

“Em paralelo à construção do Centro de Recursos de Jogos Terapêuticos, o Município passa a integrar o projeto «Felicidade ao Ritmo do Jogo», que tem como objetivo a estimulação do ritmo ao longo do ciclo de vida, fomentando a funcionalidade da pessoa e a promoção das funções vitais e contribuindo, desta forma, para o envolvimento e a interação com o outro”, lê-se no portal de notícias da autarquia.

Segundo a mesma fonte, “os jogos terapêuticos têm, ainda, como objetivo a promoção da criatividade, da memória, da cooperação, da coordenação, entre outras funções”.

As instituições participantes neste projeto receberão dois jogos terapêuticos, formação técnica especializada e o selo “Município e Instituição Promotor/a de um Envelhecimento Digno e Saudável”. Entre as instituições envolvidas estão a Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo, o Centro Social da Paróquia de S. Salvador de Grijó, o Centro Social De S. Miguel De Arcozelo, entre outros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Após a conclusão da formação técnica, prevê-se a distribuição dos jogos às instituições ainda durante o mês de fevereiro. Este projeto resulta de um protocolo com a “AGILidades”, uma spin-off do Politécnico de Leiria, que se dedica ao desenvolvimento de jogos terapêuticos adaptados à comunidade geriátrica.

O PIME é uma iniciativa que visa promover um envelhecimento ativo, sendo que Portugal é o quarto país do mundo com mais pessoas com 65 anos ou mais. Em Vila Nova de Gaia, residem mais de 65 mil pessoas com esta faixa etária. O Plano baseia-se no direito a um envelhecimento digno e na promoção da qualidade de vida através de programas e projetos adaptados às necessidades dos idosos.

Foto: CM Gaia

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce