Recheio 2023

Gaia convida jovens a “Sonhar Grande”

Gaia convida jovens a “Sonhar Grande”

Até ao dia 24 de março, os jovens que “tenham nascido, vivam, trabalhem ou estudem em Gaia”, na faixa etária entre os 13 e os 30 anos, podem enviar a sua proposta para o “Gaia Orçamento Participativo Jovem”, onde se habilitam a ter o seu projeto financiado até 40 mil euros. O investimento municipal, para seis projetos, é de 240 mil euros.

Em causa está “um projeto de referência, que coloca os jovens como verdadeiros agentes de mudança do seu território”. “Dar voz às juventudes significa colocar os jovens como líderes inclusivos do processo, não deixando ninguém para trás”, afirma o vereador da Juventude da Câmara de Gaia, Elísio Pinto, num comunicado enviado à VIVA!.

Os jovens interessados podem submeter um projeto dentro das áreas da criatividade, cultura e desporto, meio ambiente e sustentabilidade ou inovação social, através da plataforma gopjovem.cm-gaia.pt. Por sua vez, o município garante a integração de duas propostas por área vencedoras no orçamento para 2024.

De referir que o Gaia Orçamento Participativo Jovem permite “dar voz aos anseios e às expectativas dos cidadãos mais jovens” e já conta com várias menções internacionais, nomeadamente no evento Europe Goes Local, realizado na Roménia, na 10.ª Conferência da Intercity, que teve lugar na Eslovénia, e em França, na 21.ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa.

Nas três edições realizadas do GOP + Jovem foram submetidos 257 projetos, sendo aprovados 18 (seis por cada edição) “que pretendem mudar a cidade e a forma como os jovens exercem a sua cidadania”.

Foto: CM Gaia

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem