PUB
PD - Revista Sabe Bem

Gaia continua aposta na cultura

Gaia continua aposta na cultura

O ano de 2020 foi especialmente dramático para o setor da cultura, que viveu um encerramento presencial forçado da sua atividade. Os artistas tiveram que se reinventar, alguns por iniciativa própria e outros impulsionados pelos vários municípios do país, que de tudo fizeram para não deixar parar a cultura. É o caso de Vila Nova de Gaia que desafiou os artistas a interagirem com o público, através das novas tecnologias.
De acordo com a Câmara Municipal, a comunidade artística respondeu “com entusiasmo”, possibilitando “um intenso programa cultural” durante 2020 e que se tem prolongado ao longo deste ano.

Dando continuidade à estratégia de valorização da comunidade artística gaiense, o município promove a partir da próxima sexta-feira, 21 de maio, e até ao dia 30, a 5.ª edição do “Rosto das Letras”. O evento terá lugar no Cineteatro Eduardo Brazão e vai prestar uma homenagem a António Reis, artista multifacetado que entregou a sua vida à poesia, ao cinema e à etnografia.

No último domingo do mês, dia 30, as portas do Cineteatro Eduardo Brazão voltam a abrir-se para os “Concertos em Família”, numa iniciativa que vai contar com a participação do Ensemble de Saxofones da Academia de Música de Vilar do Paraíso.

Para o mês de julho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia tem já previsto o regresso dos “Concertos no Sítio Certo” e para setembro o “Gaia World Music”, cuja edição do ano passado teve que ser cancelada.

À semelhança do que aconteceu em 2020, o programa de apoio extracurricular GAIAaprende+ tem já preparado um programa de animação que promove o envolvimento de vários agentes culturais de Gaia, em atividades como a dança, o teatro ou o circo, completou a autarquia.

Recorde-se que durante o ano passado, os já tradicionais “Concertos em Família” ganharam um formato digital, o que permitiu a alunos e professores da Escola de Música de Perosinho dar a conhecer o trabalho desenvolvido, numa série de concertos temáticos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

António Zambujo e Carlão juntaram-se ao cartaz do ciclo “Concertos no Sítio Certo”, onde brilharam também nomes gaienses como os Cardo-Roxo, David Bruno, Helena Sarmento, Mundo Segundo e Rui David & Pedro Lamares.

De Vila Nova de Gaia, apontou a autarquia, destacaram-se também a Companhia de Teatro Etcetera e a Kale Companhia de Dança, que participou no Festival Internacional de Dança «Regards Croisés», realizado pela primeira vez em Gaia.

A pensar nos gaienses mais pequenos, o programa de apoio extracurricular GAIAaprende+ Férias Escolares, sob o tema “Pelos Mundos da Cultura”, uniu a cultura à educação.

Durante os meses de julho, agosto e setembro, o município proporcionou uma oferta de animação diversificada, que contou com a participação de artistas dos festivais «Gaia World Music» e do Cúpula Circus Village, bem como das companhias Centelha Criativa, Etcetera Teatro e Orla Companhia de Teatro e do rapper Mundo Segundo.

Mais recentemente, recorde-se, Simone de Oliveira visitou o Cineteatro Eduardo Brazão para participar em mais uma edição do ciclo de conversas musicadas “Palavras Soltas”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem