PUB
Recheio 2024 Profissional

Gaia Capital Europeia da Juventude por uma liderança inclusiva

Gaia Capital Europeia da Juventude por uma liderança inclusiva

 “Lead Gaia 2024”. É este o mote da candidatura #Gaia2024 – Capital Europeia da Juventude, cuja carta foi oficialmente submetida no passado dia 12 de janeiro. 

“Esta candidatura é ambiciosa, vencedora e surge como consequência natural de um processo que não terá retorno: em Gaia, é mesmo para apostar na área da juventude – agora e sempre”, sublinhou, citado em comunicado, o vereador do pelouro da Juventude da autarquia gaiense. Para Elísio Pinto, esta candidatura representa “um passo em frente”, uma vez que pretende que “sejam os jovens a liderar todo o processo e a envolver a comunidade”. 

“Trata-se de uma candidatura pensada pelos jovens, redigida na sua maioria por jovens, pelo que tudo só faz sentido se forem eles próprios a liderar toda a execução da candidatura”, destacou. 

O documento submetido ao Fórum Europeu de Juventude prevê que “grande parte das iniciativas tenham um envolvimento significativo por parte de grupos de voluntários jovens” e um “posicionamento de liderança inclusivo, integrador e social”. Além disso, define ainda, para o futuro, a construção do Centro Europeu de Liderança Jovem, revelou a Câmara Municipal. 

De acordo com informação avançada, este espaço terá, igualmente, “uma forte componente dos jovens, na medida em que vai ser lançado um concurso de ideias para se definirem as suas valências e funcionalidades”.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que o processo de construção da candidatura #Gaia2024 iniciou em 2018, com a apresentação da visão #Gaia2024 e teve depois continuidade, em 2019, com a realização de uma “Assembleia Zero”, onde foram auscultados diversos agentes da cidade.  

Em 2020, as sessões de capacitação de jovens “Academia Powerup” definiram o rumo a seguir: “jovens na liderança de forma inclusiva; capitalização da candidatura em torno de seis eixos com efetiva ligação às capitais europeias anteriores”.  

No próximo mês de março deverão ser conhecidos as cinco cidades finalistas da iniciativa e em novembro anunciado a grande vencedora. 

Do documento constam cartas assinadas por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, e por João Paulo Rebelo, em nome do Governo de Portugal.  

De referir que a eurodeputada Sara Cerdas é a embaixadora internacional da candidatura e, em Portugal, o embaixador nacional é o deputado Eduardo Barroco de Melo. Os dois juntam-se a um lote de 24 embaixadores composto por jovens do concelho.   

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem