PUB
Recheio 2024 Institucional

Gaia: Capacitação-Emprego quer “romper com empregos precários”

Gaia: Capacitação-Emprego quer “romper com empregos precários”
“Tem havido muito ataque à pobreza e ao desemprego como uma forma de imputação de culpa ao desempregado, quando este é sobretudo a vítima”, defendeu Eduardo Vítor Rodrigues.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Câmara Municipal de Gaia criou, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o programa Capacitação-Emprego, destinado a “capacitar para o mercado de trabalho”, mas fugindo a um “carrossel” de estágios e empregos precários. Durante uma visita realizada esta segunda-feira à turma dos primeiros 23 candidatos ao programa, Eduardo Vítor Rodrigues defendeu que “tem havido muito ataque à pobreza e ao desemprego como uma forma de imputação de culpa ao desempregado, quando este é sobretudo a vítima”. “Acho que é preciso boa sorte, mas também acho que as pessoas precisam de ser reposicionadas na estrutura. Neste momento são vistas como as culpadas da situação. Este programa foi idealizado para tentar romper com aquele carrossel de estágios e de empregos precários em as pessoas se embrulham”, esclareceu o presidente da autarquia de Gaia.
De referir que o Capacitação-Emprego foi criado em novembro, com o objetivo de instituir 300 estágios remunerados com bolsa de estágio comparticipada pela Delegação do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). O projeto destina-se a munícipes com idades entre os 18 e os 30 anos que estejam inscritos como desempregados no IEFP e sejam detentores de uma qualificação de nível 3, 4, 5, 6 e 7 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2