CIN - Branco Perfeito

Gaia avança com requalificação do Largo do Palheirinho

Gaia avança com requalificação do Largo do Palheirinho

O município de Vila Nova de Gaia deu esta terça-feira início à primeira fase da empreitada de requalificação do Largo do Palheirinho, em Avintes, que visa valorizar aquele que é um “espaço de fruição e de referência” da freguesia.

Em comunicado, a autarquia adianta que a área de intervenção é de 4.600 metros quadrados e compreende “os espaços adjacentes a poente e a nascente da rua 5 de Outubro”, pretendendo-se que dela resulte “uma imagem moderna e urbana daqueles espaços de interseção com o Cineteatro Almeida e Sousa”.

A obra em curso tem como principais objetivos a “supressão de vias de atravessamento das praças e lugares de estacionamento para melhor vivência pedonal e ligação com os serviços de rés-do-chão”, a “reorientação espacial do Largo do Palheirinho com elementos patrimoniais em destaque (capela, cruzeiro, fachada poente)” e a “reutilização do pavimento existente e pavimentação com materiais de maior nobreza em área central do largo”.

Além disso, os trabalhos envolvem também a “a instalação de espaços de sentar e mesas”, a “plantação de maior número de árvores e reformulação dos espaços plantados” e ainda a “arborização da rua 5 de Outubro, com definição de alinhamentos e pontos focais”.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, esta intervenção “integra um plano global e devidamente enquadrado que pretende devolver a dinâmica àquela zona da freguesia”. “Com a requalificação do Teatro Almeida e Sousa, queremos que Avintes volte a ser um centro cultural do concelho, com um espaço envolvente atrativo, contemporâneo e em sintonia com o desenvolvimento que está a acontecer um pouco por toda a cidade”, indicou, citado na nota divulgada.

Em janeiro, a autarquia avançará com a segunda fase da intervenção, de forma a “não colidir com a época natalícia”.
A empreitada de requalificação do Largo do Palheirinho representa um investimento de 600 mil euros.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem