PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Gaia avança com nova unidade para gerir Centros de Saúde

Gaia avança com nova unidade para gerir Centros de Saúde

O município de Vila Nova de Gaia vai ter uma nova Unidade Local de Saúde (ULS) que passará a gerir os centros de saúde, função atualmente desempenhada pelos ACES.

A decisão foi conhecida esta segunda-feira, em reunião de câmara, onde foi também criado um grupo de trabalho que terá a missão de elaborar o plano de negócios da futura ULS de Vila Nova de Gaia/Espinho.

De acordo com a autarquia “o coletivo será composto pelos presidentes da Administração Regional de Saúde do Norte e do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho, bem como pelos diretores executivos dos agrupamentos de centros de saúde (ACES) de Gaia e Espinho/Gaia”.

Esta Unidade deverá ser homologada até ao final deste ano refere o presidente da Câmara Municipal: “Do ponto de vista jurídico, a ULS já está criada, faltando agora tratar da sua operacionalização, mas acredito que antes do final do ano estará homologada”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para Eduardo Vítor Rodrigues, a criação da ULS é “uma questão absolutamente estratégica, que vai permitir dar uma nova organização aos centros de saúde e, em simultâneo, um novo impulso ao Hospital de Gaia, traduzindo-se numa enorme mais-valia para o concelho”.

Na página do município pode ainda ler-se que a ULS vai permitir uma melhor gestão e coordenação entre “serviços, adequando, por exemplo, os horários dos centros de saúde – os mais próximos do hospital mantê-los-ão, ao passo que os mais distantes deverão alargá-los –, garantindo, assim, melhor resposta às necessidades da população”.

Foto: CM Gaia

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem