PUB
Recheio 2024 Institucional

Gaia aumenta rede de creches e lares

Gaia aumenta rede de creches e lares

O concelho de Vila Nova de Gaia vai alargar a rede de creches e lares, tendo sido aprovados oito projetos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Cinco dizem respeito à autarquia gaiense e três são do Centro Social e Paroquial da Igreja do Senhor da Vera Cruz do Candal, o Centro Social e Paroquial São Salvador de Grijó e a Fundação Couto, respetivamente.

Numa iniciativa que decorreu a 12 de maio, no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo, com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, referiu que a autarquia tem “um dos maiores pacotes de projetos aprovados no âmbito do PRR, concretamente para as creches. Foi um trabalho feito em tempo recorde pelo Município e pelas instituições que se envolveram”.

“No caso de Gaia, o nosso propósito é, não tanto ter creches municipais no sentido da propriedade e da detenção, mas ter creches em que o Município é parceiro”, esclareceu.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O município destaca-se também a nível nacional pelo número de projetos aprovados no âmbito do PRR ao nível das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e da deficiência. “Para nós, isto é muito significativo. Estamos a tentar, pelos nossos meios, desafiar o mercado (capitalista e da economia social) a vir connosco ao trabalho que temos para fazer na área dos cuidados continuados. Contudo, as ERPI são uma oportunidade que não podemos perder e, nesta área, temos uma preocupação e um empenho”, sublinha Eduardo Vítor Rodrigues.

Nesta cerimónia foi ainda assinado “o contrato administrativo para a construção da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas do Centro Social São Pedro de Vilar do Paraíso, um de muitos projetos que já estão em andamento”, avança a Câmara.

A iniciativa terminou no Candal, com o lançamento da primeira pedra da futura creche do Centro Social e Paroquial da Igreja do Senhor da Vera Cruz do Candal, uma infraestrutura que terá capacidade para 84 crianças há muito reivindicada.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem