Junta da Galiza

Gaia apresenta projeto “Stop Bullying”

Gaia apresenta projeto

O município de Vila Nova de Gaia vai apresentar esta quinta-feira, 20 de outubro, o projeto vencedor do Gaia Orçamento Participativo Jovem (GOP+Jovem) 2020 na categoria “Intergeracionalidade e Voluntariado Jovem”, eleito com 191 votos. Trata-se do projeto social “Stop Bullying”, da autoria de Vera Santos,que inclui um livro e um jogo didático.

A apresentação terá lugar no auditório do Centro Social e Paroquial de Mafamude, pelas 14h00. O objetivo do projeto é “combater este problema e incutir, junto de crianças e jovens, comportamentos preventivos”, recorda a Câmara Municipal.

De acordo com a nota divulgada, o livro “Camila e Clara”, escrito por Hugo Sousa, ilustrado por Inês Mota e editado pelo município, retrata a história da cabra Camila, vítima de bullying por parte de outros animais, e da cabra Clara, a agressora.

A este junta-se ainda um “jogo de tabuleiro com um perfil lúdico e didático”, que vai percorrer estabelecimentos do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho em sessões de esclarecimento, potenciadoras de comportamentos preventivos.

“Pretende-se ainda que este projeto contribua para a implementação do Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying”, avança a autarquia de Eduardo Vítor Rodrigues.

ParaMarisa Azevedo, psicóloga, e responsável pela assinatura do prefácio do livro, “Camila e Clara” aborda as mais variadas formas de bullying, desde a verbal, física, social, psicológica e ainda o ciberbullying. Além disso, pretende ainda “reforçar a importância de fomentar uma boa comunicação entre pais e filhos para que estes se sintam preparados para partilhar e pedir ajuda nesta situação”.

Recorde-se que o Gaia Orçamento Participativo Jovem tem três áreas a concurso – criatividade, cultura e desporto; meio ambiente e sustentabilidade; e tecnologias e empreendedorismo – e afirma-se como “uma oportunidade para os jovens dos 13 aos 30 anos”, que sejam naturais, residentes, estudantes ou trabalhadores em Gaia, possam ser “agentes de mudança”.

Com um valor máximo de 360 mil euros, o GOP+Jovem tem o maior orçamento do país.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=menuchef