RECHEIO 50 ANOS

Gaia apresenta projeto para “promover vida saudável e sustentável”

Gaia apresenta projeto para

A Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), em parceria com a Câmara Municipal de Gaia, apresentou, no Parque da Lavandeira, o projeto «Urban Farmer». Segundo o portal de notícias da autarquia, esta iniciativa pretende “reconhecer e apoiar os atores da linha da frente na luta contra a Covid-19 e promover o bem-estar e uma vida saudável e sustentável entre os munícipes de Vila Nova de Gaia”.

Outro dos objetivos do projeto é combater “o problema social, agravado pela pandemia de Covid-19”, que consiste nos elevados níveis de doença mental, sob várias formas, designadamente depressão, burnout, stress e ansiedade.

Ao longo da manhã do passado sábado, dia 11, foi assim “possível visitar um pequeno mercado dedicado à produção e experimentação de produtos agrícolas, hortícolas e florícolas, ao mesmo tempo que os mais pequenos tiveram um conjunto de atividades de contacto com a Natureza especialmente desenhadas para eles”.  

A autarquia afirma que “ao longo do próximo ano, pretende-se desenvolver um conjunto de iniciativas”, como sessões de esclarecimento e workshop’s, “numa primeira fase muito dirigidas aos profissionais que estiveram na linha da frente no combate à pandemia, estimando-se chegar a 400 profissionais de saúde e cuidadores”.

As equipas irão às entidades beneficiárias para fazer a “introdução de jardim vertical para intervenção agroterapêutica; meditação/ioga e apoio psiquiátrico e psicológico”. Entre as entidades beneficiárias destacam-se os profissionais de saúde, os Bombeiros, cuidadores informais, famílias, IPSS, técnicos de ação social, Proteção Civil, Polícia Municipal, e colaboradores de grandes superfícies.  

Já no Parque da Lavandeira, sede do projeto do Urban Farmer, irão “decorrer sessões de meditação e ioga, o mercado de produtos locais e workshops de alimentação saudável e sustentável e de agricultura urbana”, avança ainda o município de Gaia. 

Foto: CM Gaia

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes