PUB
Philips S9000

Gaia apresenta as obras mais emblemáticas do Mestre Cargaleiro

Gaia apresenta as obras mais emblemáticas do Mestre Cargaleiro

A pintura a óleo de Manuel Cargaleiro, um dos grandes mestres da pintura e cerâmica portuguesa, vai poder ser vista na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, em Vila Nova de Gaia, no âmbito da exposição “Pintar a Luz, Viver a Cor”.

Em causa está uma “imponente retrospetiva da pintura a óleo de Manuel Cargaleiro, composta por 61 obras pertencentes a colecionadores particulares, muitas delas nunca vistas pelo público”, destaca a Câmara Municipal local. A inauguração acontece já este sábado, 1 de abril, e a mostra ficará patente no local até 18 de junho.

Segundo adianta a autarquia, o objetivo da iniciativa é “percorrer as principais “etapas pictóricas” do trajeto do artista. “Ainda que não haja, no seu percurso e de forma vincada, períodos estanques representativos de um estilo particular na sua pintura, há, ainda assim, algumas fases com características mais singulares”, descreve, por sua vez, Nuno Cardoso, curador da exposição, citado na nota divulgada.

No início dos anos 1960 destaca-se, por exemplo, a “inspiração pelo mundo vegetal”, enquanto que nos anos 70 se verifica “uma mudança nos temas e nas formas utilizadas, com uma simbiose entre a natureza e a urbanidade” e nos anos 80 obras “marcadas pelas «catedrais»”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Parecendo impossível, conhecendo todo o seu percurso até então, o que é facto é que quase quarenta anos depois do início, nos anos 1990, é ainda visível a inquietude do Mestre e o desafio constante em introduzir novos elementos no seu trabalho e na sua expressão artística”, acrescenta Nuno Cardoso.

De acordo com o presidente do município gaiense, Manuel Cargaleiro é um artista capaz de transportar o público para “um amor pela arte que poucos têm”. “É uma honra para Vila Nova de Gaia ser palco deste trabalho, dando o privilégio a todos os interessados de conhecer a obra de um artista para quem o otimismo é o segredo da longevidade”, afirma Eduardo Vítor Rodrigues.

“Pintar a Luz, Viver a Cor” pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem