PUB
Recheio 2024 Institucional

Gaia alarga programas de interrupção letiva de Natal ao segundo ciclo

Gaia alarga programas de interrupção letiva de Natal ao segundo ciclo

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Cerca de duas mil crianças estão inscritas nos programas de interrupção letiva do município, que incluem atividades e refeições.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai dinamizar, durante o período de férias letivas de natal, um conjunto de programas com atividades e refeições para os alunos, incluindo os do segundo ciclo do ensino básico. O “Gaia Educa” é um dos projetos em desenvolvimento, abrangendo 873 alunos das EB1 e das EB 2/3; novecentas crianças com inscrições feitas através das associações de pais, IPSS do concelho e juntas de freguesia; e, ainda, 26 alunos encaminhados pelas unidades de multideficiência do município. Neste momento, são já cerca de duas mil as crianças inscritas nos programas de interrupção letiva do município, que funcionarão em vários estabelecimentos escolares até ao próximo dia 3 de janeiro, num investimento camarário de 80 mil euros. Durante a primeira semana de férias, o concelho terá 98 escolas abertas, já que o ensino pré-escolar ainda estará a funcionar normalmente nesse período. Depois, na segunda semana, estarão abertas 38 escolas e serão servidas aproximadamente duas mil refeições por dia.
Em comunicado enviado às redações, a autarquia de Gaia esclareceu que, entre as atividades previstas, destaca-se uma sessão de estudo com a duração de duas horas diárias, “onde os alunos poderão consolidar a matéria lecionada até à data”. Além disso, haverá ações desportivas e iniciativas relacionadas com teatro, línguas e artes plásticas. Para o autarca local, Eduardo Vítor Rodrigues, trata-se de “uma importante medida na área da educação, uma vez que, durante esse período, os alunos mantêm o estudo acompanhado, para além de se tranquilizar os pais, que não teriam onde deixar os filhos durante o dia”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil