PUB
Recheio 2024 Institucional

Criado Gabinete para facilitar apoio ao empreendedorismo cultural no Norte

Criado Gabinete para facilitar apoio ao empreendedorismo cultural no Norte
O Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo Cultural ficará operacional a partir da próxima segunda-feira e pretende potenciar o acesso dos agentes culturais do Norte aos diversos fundos comunitários disponíveis além dos programas operacionais regionais.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Existe todo um conjunto de fundos estruturais transnacionais que, muitas vezes, nos passam despercebidos e que, por outro lado, implicam um conjunto de parcerias e de relações externas muito difíceis de estabelecer. O que nós pretendemos é ser um agente de ligação e de comunicação destes fundos”, disse António Ponte, diretor regional da Cultura, à agência Lusa à margem da apresentação oficial da nova estrutura.
Assim, o novo gabinete terá uma equipa “atenta às candidaturas que vão sendo abertas, não só a nível regional e nacional, mas também ao nível da própria União Europeia”, de forma a “potenciar que os agentes culturais da região possam enquadrar as suas candidaturas e projetos nestes fundos transnacionais e transfronteiriços”.
Segundo o responsável, trata-se de fundos “até agora não muito explorados” pelo setor cultural por alguma falta de atenção ou menor acesso à informação, para além do facto de “obrigarem a um conjunto de parcerias internacionais de três, quatro, cinco parceiros que, muitas vezes, são muito difíceis de conseguir angariar”.
“O que este gabinete se propõe é criar estas bolsas de parceiros – através dos contactos que vamos conseguindo ter com outras instituições e organismos centrais da Europa – e comunicá-las a quem possa estar interessado, agilizando a comunicação dos fundos que existem aos interessados, que são os agentes culturais que estão na região”, salientou António Ponte.
O Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo Cultura ficará sediado na Casa das Artes e operacional a partir de segunda-feira, funcionando presencialmente, através de um email próprio e em reuniões online.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem