Agora, qualquer cidadão surdo ou com deficiência auditiva que se dirija ao Gabinete do Munícipe da Câmara do Porto é atendido no imediato. O serviço implementado possibilita que a comunicação entre o cidadão surdo e o colaborador do atendimento seja intermediada por um intérprete em Língua Gestual Portuguesa (LGP), através de videochamada.
O grande objetivo é permitir o acesso à informação e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, permitindo aos cidadãos surdos contactar com os vários serviços disponibilizados no Gabinete do Munícipe de uma forma mais autónoma e imediata.
No atendimento presencial, o técnico do Gabinete do Munícipe, com recurso a um “tablet”, estabelece contacto (através do Serviin, via Skype) com o intérprete em LGP e este, através de videochamada, traduz-lhe a informação veiculada pelo cidadão.
Refira-se que os contactos telefónicos poderão ser realizados a partir de um registo prévio no Portal do Cidadão Surdo ou através do telemóvel (marcando o número 12472, com o custo de 1 cêntimo/min) ou ainda via Skype (adicionando nos contactos a conta “Serviin – Intérprete LGP”).