
O projeto “Futuro Acreditado”, apresentado por Luís Gouveia e vencedor do Gaia Orçamento Participativo Jovem 2019, será lançado esta sexta-feira, pelas 15h30 nas instalações do ISLA Gaia
“Futuro Acreditado” foca-se na realização de workshops onde se realize uma ligação bidirecional entre as empresas e os jovens do concelho de Vila Nova de Gaia, com o objetivo de contribuir para uma melhor orientação dos jovens face ao mercado de trabalho, procurando, ainda, combater a desistência após o ingresso no ensino superior. Os jovens serão guiados, ajustando as vocações e “limando expectativas”.
Está agendado para o mês de abril o início dos workshops nas escolas do concelho.
“Este projeto será o ponto de partida para que as pessoas e as empresas do concelho possam colaborar de forma mais próxima e integrada, e, em conjunto, possamos obter soluções para uma melhor integração dos jovens com competências adequadas ao mercado de trabalho”, realça Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia com o pelouro da juventude.
Segundo o comunicado enviado à VIVA!, a autarquia recorda que “que o primeiro passo já foi dado em 2021 quando, em parceria com o Observatório Social de Gaia, foi realizado um inquérito junto dos alunos a frequentar o ensino secundário e profissional do concelho. Pretendeu-se, em concreto, saber o que pensam sobre o mercado de trabalho em Portugal”.
Do inquérito retirou-se que 62.1% “destacou algumas lacunas, estando uma delas relacionada com a não correspondência entre a área de especialização/formação e a área de atividade no mercado de trabalho”.