CMPorto

Frutas e legumes que deve consumir na Primavera

Frutas e legumes que deve consumir na Primavera

Devemos sempre optar por consumir alimentos da época: por serem mais frescos e saborosos, receberem menos tratamentos químicos e passarem menos horas em transportes.

Conheça alguns dos alimentos típicos da Primavera que pode incluir na sua alimentação.

Maçã
• Protege as células do cérebro (neurónios) graças ao antioxidante quercetina.
• Reduz o risco de doenças do coração, mantém os níveis de colesterol saudáveis e pode ajudar a reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC).
• Pode ajudar a prevenir a diabetes tipo 2 e o cancro da mama.

Morango
• É pouco calórico, reduz o risco de ataque cardíaco e ajuda a diminuir o colesterol mau (LDL) e a pressão arterial.
• A sua riqueza em antioxidantes evita a formação de coágulos sanguíneos associados ao AVC.
• É rico em fibra e pobre em açúcar, por isso ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Laranja
• É rica em vitamina C, combate a formação de radicais livres (que podem causar cancro) e ajuda a prevenir os danos que o sol e a poluição causam na pele.
• Melhora a saúde cardiovascular: este nutriente aliado à fibra, potássio e colina fazem da laranja uma aliada do coração.
• Comer laranjas pode ainda reduzir o risco de AVC isquémico nas mulheres.

Espinafres
• Baixam os valores da glicose, aumentam a sensibilidade à insulina e previnem o stress oxidativo em diabéticos.
• Diminuem o risco de cancro e melhoram a saúde óssea.
• Podem reduzir risco de asma, por serem ricos em betacaroteno.
• Reduzem efeitos do sódio, pelo alto teor de potássio, sendo benéficos para quem tem pressão arterial alta.

Funcho
Este vegetal pode ter inúmeros benefícios no nosso organismo, nomeadamente:
• Ossos – Contribui para a construção e manutenção óssea.
• Coração – Ajuda a regular a pressão arterial, graças ao potássio, cálcio e magnésio, e os níveis de colesterol.
• Metabolismo – Graças à vitamina B6, leva o corpo a utilizar melhor a energia dos alimentos.
• Gestão do peso – A fibra ajuda a gerir o peso, promove a saciedade e reduz o apetite.
• Imunidade – O seu teor de selénio pode ajudar a melhorar a resposta imunitária à infeção.
• Menstruação – Pode ajudar a minimizar os efeitos da síndrome pré-menstrual.

Repolho
• Pode reduzir o risco de doença cardíaca.
• Devido ao sulforafano (composto que lhe dá sabor amargo) pode ajudar a prevenir o cancro.
• É rico em água.
• Com alto teor de fibra, ajuda a regular o sistema imunitário e a inflamação, reduzindo doenças como as cardiovasculares, diabetes, cancro e obesidade.

Fonte: Cuf Saúde

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/gastronomia-dos-acores-e-madeira-na-sabe-bem-de-outono/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240921-ta5&utm_campaign=sabebem63

Viva! no Instagram. Siga-nos.