CIN - Branco Perfeito

Frio e o problema das “infeções respiratórias”

Frio e o problema das “infeções respiratórias”

Numa altura em que as temperaturas baixas se fazem sentir em praticamente todo o território de Portugal continental é comum o aparecimento de gripes e infeções respiratórias, muitas vezes provocados pelas mudanças de temperatura e de correntes de ar. Mas, nem sempre acontece assim…

De acordo com a BabyLoop, há sempre um vírus por detrás deste problema, sobretudo no que respeita à população mais nova. A plataforma assegura que as constipações são provocadas por vírus e “não por mudanças de temperatura”, ainda que existam alguns fatores que possam potenciar a sua propagação, como a existência de doenças associadas, a falta de higiene e a aglomeração de muitas pessoas em espaços fechados.

gripe

Febre, obstrução nasal, dor de garganta, dor de ouvidos, tosse, dificuldade respiratória e cansaço estão entre os principais sintomas das infeções respiratórias durante o outono e o inverno, pelo que é necessário que existam determinados cuidados para as evitar.

Uma vez que estes vírus são transmitidos através da inalação de partículas das secreções, após tosse ou espirro, é comum o contágio através da partilha de brinquedos ou de um contacto próximo com pessoas infetadas. Assim, a BabyLoop aconselha a que as crianças higienizem as mãos com frequência e que evitem locais com pouca ventilação.

Esta é, de resto, uma medida que os cidadãos estão particularmente habituados, sobretudo ao longo do último ano, em que lavar as mãos se tornou uma das medidas principais para combater a disseminação do SARS-CoV-2.

No que respeita à tosse, um sintoma bastante comum nesta altura do ano, a plataforma acredita que ela é benéfica, representando um “mecanismo de defesa do organismo”, que permite “limpar as vias aéreas da infeção”.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem