PUB
Recheio 2024 Profissional

Fotógrafo brasileiro faz retrato das “Noites do Norte”

Fotógrafo brasileiro faz retrato das

Christian Baes, um jovem fotógrafo brasileiro, percorreu e fotografou em 14 meses as ‘NOITES DO NORTE’, uma imersão noturna no norte do país, que remete à fantasia de filmes como O Principezinho e Alice no País das Maravilhas e ao surrealismo de Luis Buñuel.

O fotógrafo percorreu os distritos do Porto, Braga, Vila Real, Viseu, Bragança e Viana do Castelo e 19 concelhos portugueses, com o objetivo de apresentar, de forma poética e simbólica, parte da cultura e beleza da Região Norte.

A compilação as imagens resultou num roteiro documental que contempla inúmeras paisagens, monumentos históricos e pontos de interesse do Norte.

A viajem e Christian Baes começou em janeiro de 2021 em Fafião, no Parque Nacional Peneda-Gerês, onde o fotógrafo começou a trilhar esta experiência documental on the road, e que viria a prolongar-se até março de 2022.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Começava a fotografar entre as oito horas da noite e as cinco horas da madrugada, “com o intuito de criar um fluxo estético de uma jornada, que se materializa numa diversidade plástica além daquilo que os seus olhos viram nas suas viagens”, lê-se em comunicado.

“O ato da composição da imagem é uma projeção do que imaginei. Na grande maioria das fotografias, os meus olhos não viram aquilo que uma exposição fotográfica longa consegue captar. Todo este trabalho resulta do sentir da beleza destes locais”, explica o fotógrafo.

O roteiro documental está agora em exposição no espaço Dona Mira, no Bonfim, sendo este o bar, transformado também em espaço cultural, que Christian, ao chegar a Portugal, encontrou uma ligação às suas raízes e uma “segunda casa” onde consegue respirar um pouco da cultura e música do seu país.
As 26 fotografias selecionadas para esta exposição podem ser descobertas nas paredes do Dona Mira, na Rua Duque de Saldanha, 431, no Porto, até ao próximo dia 21 de maio, de segunda a sexta, entre as 12h e as 22h, e aos sábados, entre as 10h e as 22h.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz