CIN - Branco Perfeito

Fortaleza de Valença recebe “enorme mercado medieval”

Fortaleza de Valença recebe

A fortaleza de Valença vai receber, pela primeira vez, um “enorme mercado medieval”, entre esta sexta-feira e domingo, para reviver a história e as origens do desenvolvimento da cidade.

Em comunicado, a autarquia revelou que a primeira edição da iniciativa “Valença na Rota da História” irá reviver a “entrega do Foral a Valença pelo Rei D. Sancho I”, sendo que durante três dias haverá “muita animação, música, danças, teatro e espetáculos” daquela época.

Malabaristas, passeios de carroça e cavalo pelo centro da Fortaleza, espetáculos de fogo, teatro de rua, recriações históricas, um torneio apeado ou a cavalo, lutas, encantadores de serpentes, tenda real, estábulo, carrossel medieval e acampamento militar com homens de armas, são algumas das atividades que previstas no evento.

A fortaleza, principal ex-líbris de Valença, é anualmente visitada por mais de dois milhões de pessoas. Este património e monumento nacional assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e pela história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.

Referir que em dezembro de 2019, a Câmara Municipal de Valença, juntamente com os municípios de Almeida, Elvas e Marvão formalizaram, junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a candidatura conjunta das Fortalezas Abaluartadas da Raia a Património Mundial.

Foto: CM Valença

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem