Santander Escolhas 2

Fonte dos Leões alvo de intervenção

Fonte dos Leões alvo de intervenção

A Câmara Municipal do Porto anunciou que a Fonte Monumental dos Leões vai ser limpa e reabilitada. “Os trabalhos, a cargo da empresa municipal Águas e Energia do Porto, pretendem restabelecer toda a beleza do emblemático chafariz e, simultaneamente, torná-lo mais eficiente em termos hídricos e de iluminação”, pode ler-se no portal de noticias da autarquia.

Segundo a plataforma, esta recuperação inclui a retificação pontual da estrutura; tratamento das peças metálicas e respetiva pintura; reparação e impermeabilização do tanque e restruturação de toda a iluminação; a reparação de fugas, quer na fonte, quer no subsolo; e aumento da eficiência hídrica e da qualidade da água.

A restauração deste monumento, edificado na Praça de Gomes Teixeira, desenvolver-se-á em cinco fases, tendo uma duração prevista de dois meses.

Recorde-se que a Fonte dos Leões foi construída entre 1881 e 1886, “no âmbito do Plano Geral de Abastecimento de Água à Cidade do Porto, a cargo da empresa francesa Compagnie Générale des Eaux pour l’Etranger”.

“Funcionava como desacelerador de pressão da água que vinha do Reservatório dos Congregados e que abastecia as freguesias mais ribeirinhas do Porto. Daqui também era conduzida a água que abastecia a zona ocidental da cidade, com término no Reservatório da Pasteleira”, lembra ainda o município.

Foto: Filipa Brito

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/comida-fresca-encomendas-de-natal/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=natal&utm_campaign=takeawaynatal