PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Fonoteca Municipal do Porto apresenta ciclo de conversas em julho

Fonoteca Municipal do Porto apresenta ciclo de conversas em julho

Inaugurada há cerca de nove meses, a Fonoteca Municipal do Porto, situada no complexo da Arda, em Campanhã, inicia no próximo mês de julho as primeiras atividades abertas ao público.

Em causa está um ciclo de conversas, que arranca com a sessão “Passado e presente do vinil: Uma conversa com Paulo Vinhas e Leonor Losa”, e que pretende, através da presença dos dois protagonistas, “debater as diferentes perspetivas relacionais com o objeto vinil”.

“Os convidados estabelecerão uma ponte entre o legado e o futuro da indústria discográfica através do significado deste formato histórico”, explica a Câmara Municipal do Porto, a propósito da sessão, que acontece no próximo dia 4.

Ainda no mês de julho, vai decorrer a iniciativa “Disco pesado: Os Repórter Estrábico nos trinta anos de ‘Uno Dos’”. Agendada para o dia 25, a conversa entre Anselmo Canha e Paulo Lopes, membros da banda portuense “Repórter Estrábico”, surge na sequência da celebração do 30.º aniversário do lançamento de “Uno Dos” e promete uma “revisita ao álbum através do testemunho e memórias dos dois músicos convidados”. A sessão será moderada por Armando Sousa, responsável pela programação e arquivo da Fonoteca Municipal do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A iniciativa continuará em setembro, com “sessões de escuta ativa conduzidas por diferentes convidados que, partindo de um disco da coleção da Fonoteca, incentivarão a partilha de experiências pessoais e histórias musicais”, avançam os promotores.

O ciclo de conversas de julho é de carácter gratuito, mas sujeito à limitação do espaço. Os interessados em participar nas sessões deverão inscrever-se, por e-mail, através do endereço [email protected].

Recorde-se que o espaço, constituído pela coleção de discos de vinil da cidade e por discos importados de artistas internacionais e obras de conteúdo não musical, como poesia ou discursos políticos, pode ser visitado, através de marcação prévia, entre terça-feira e sábado, das 14h00 às 19h00.

De acordo com o Porto., a Fonoteca possui, atualmente, cerca de 35 mil fonogramas, tendo sido a grande maioria proveniente de coleções doadas à Câmara Municipal do Porto.

PUBLICIDADE
PUB
PD- Revista Sabe bem