PUB
PD- Revista Sabe bem

Foi em Gaia que a RTP fez a primeira emissão no 25 de Abril

Foi em Gaia que a RTP fez a primeira emissão no 25 de Abril

No emblemático dia 25 de Abril, a RTP marcou história com a sua primeira transmissão a partir dos estúdios do Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, há cinquenta anos. Enquanto os transmissores de Monsanto ainda não estavam sob o controle do MFA, foi no Centro de Produção do Norte que a emissora falou diretamente aos portugueses.

Para garantir a continuidade das comunicações, os estúdios foram controlados pelo grupo de Comandos de Lamego. Previamente, o Chefe do Estado-Maior da Região Militar do Norte havia sido detido no Porto.

O primeiro telejornal da RTP naquele dia começou com a leitura de um comunicado do MFA. Depois, este foi seguido de música e interrupções pontuais para blocos informativos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Às 18h40, o relógio na tela marcou o início de um noticiário que se estendeu até a madrugada do dia 26, quando o general António de Spínola leu o comunicado da Junta de Salvação Nacional. Fernando Balsinha introduziu os acontecimentos iniciais, enquanto Fialho Gouveia leu o comunicado do MFA, pedindo calma à população e anunciando os objetivos do movimento.

Após o boletim informativo inicial, a emissão continuou com música clássica, intercalada por novos momentos informativos.

Fotografia: Sibace
PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce