Sogrape

FITEI regressa ao Porto já este mês

FITEI regressa ao Porto já este mês

A 45ª edição o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, regressa entre os dias 10 e 22 de maio com 16 espetáculos, vindos de vários pontos do mundo, como Portugal, Espanha, Chile, Argentina e Brasil.

São um total de 4 espetáculos internacionais e 12 nacionais, sendo que 3 são estreias nacionais e 7 absolutas. Nestes serão apresentadas várias temáticas que vagueiam entre o luto, a disforia e o prazer.

Nos dias 12, 13 e 14 o Rivoli será palco de “Orlando”, uma reflexão sobre os tempos que vivemos, repletos de manifestações de violência com origem na discriminação e na intolerância. Com a direção de Albano Jerónimo e com o texto de Cláuia Lucas Chéu, o espetáculo teve como ponto de partida a obra com o mesmo nome de Virgínia Wolf.

Já no Teatro Nacional São João, nos dias 14 e 15, a obra do dramaturgo chileno Guillermo Calderón, conta a história do coletivo teatral Dragón, que ocasionalmente reúne na Plaza Itália para decidir e planear a sua próxima instalação artística. Uns dias depois, 21 e 22 de maio, Marta Pazos apresenta “Othelo”, uma releitura de uma obra com quatrocentos anos que reinventa a história do militar que dá nome à peça, casado secretamente com Desdémona, filha do senador de Veneza, e nomeado regente em Chipre.

A 17 de maio, o espetáculo cujo nome é “Fuck me”, de Mariana Otero, coloca seis homens totalmente despidos, nos palcos do Rivoli, onde entregam os seus corpos a uma dança que conta a história da coreógrafa chilena e analisa as marcas que a passagem do tempo deixa no corpo.

“O Primeiro Sol”, Sofia Dinger & Miguel Bonneville, é o primeiro ato de um trabalho que terá continuidade nos próximos 12 anos. Um acontecimento único com a duração de 4 horas e 30 minutos, onde será lido um livro que só existe durante uma noite, dado que Dinger e Bonneville escreveram-no no decorrer dos últimos quatro anos e disponibilizam-no para leitura apenas durante aquelas horas sem sol.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes