Santander Escolhas

FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica está de regresso

FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica está de regresso

O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica regressa este sábado para mais uma edição, que acontece num modelo híbrido – presencial e digital -, com 24 espetáculos, incluindo estreias nacionais e absolutas, onde a sustentabilidade ambiental, política, individual, sexual e mental são eixos na programação.  

O evento decorre até ao dia 16 de maio, no Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo, com um programa que contempla 14 espetáculos presenciais e 10 online, dos quais sete são estreias absolutas e sete estreias nacionais. 

Entre as novidades da edição 2021, destaque para a plataforma FITEI DIGITAL, onde estarão disponíveis os espetáculos que integram a programação online e “conteúdos complementares em constante atualização”, indica a organização. 

O novo palco digital inaugura com “Estado Vegetal”, da dramaturga chilena Manuela Infante, uma “reflexão sobre as formas de habitar o planeta e a relação com as entidades vegetais”, temas que serão também abordados no espetáculo “Selva Coragem”, do Teatro do Frio. No alinhamento, constam também, entre outros, “Amarillo”, que “reflete sobre as fronteiras – físicas e mentais – que separam o México dos EUA”, da companhia mexicana Línea de Sombra”, “Reconciliação” e “Artaud”, do argentino Sergio Boris, e “O Dia da matança na história de Hamlet”, de Koltés, uma encenação de António Júlio para o Teatro Experimental do Porto que questiona a “desrazão” de Hamlet enquanto máscara para vingar a morte do pai. 

No Porto, concretamente no Teatro Rivoli, Teatro Campo Alegre, Teatro Nacional São João, Mosteiro São Bento da Vit´roia, Teatro Carlos Alberto, Bonjóia, Mala Voadora, Teatro Helena Sá e Costa, CACE Cultural, Escola Superior Artística do Porto e Armazém 22, e em Vila Nova de Gaia (Auditório e Zé da Micha) e Matosinhos (Teatro Municipal Constantino Nery) serão apresentadas propostas nacionais. É o caso de “MAPPA MUNDI”, uma estreia de Eduardo Breda e Joana de Verona, que parte de relatos de pessoas em trânsito “num mundo cada vez mais incompreensível”; “Museu vivo de histórias pequenas e esquecidas”, de Joana Craveiro; “Rottweiller”, com texto de Guillermo Heras e encenação de Ricardo Simões. 

O festival contará também com “Os Possessos”, que releem manifestos pós-2000 na performance de Isabel Costa, “Maratona de manifestos”, e Diogo Freitas e Filipe Gouveia, que encenam “Democracy has been detected”. Em estreia, “Regresso do Futuro”, de Igor Gandra, é uma coprodução entre o Teatro do Ferro e o Teatro de Marionetas do Porto.  

Nesta edição, a programação presencial do FITEI arranca, pela primeira vez, em Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com os espetáculos “Qué locura enamorarme yo de tí”, da escritora e jornalista peruana Gabriela Wiener, encenado por Mariana de Althaus, que abre as portas à sua vida familiar poliamorosa em plena crise de casais, e “Santa Inés”, da companhia galega Feroz, com texto de Lorena Conde e ideia original e interpretação de Inés Salvado. 

No âmbito de uma nova parceria com Viseu, serão também transmitidos online “Noite Fora”, um projeto do Teatro Viriato e de Sónia Barbosa que convida Janaína Leite para uma série de leituras e conversas sobre teatro com atores participantes e “A minha História da Dança”, uma conferência com Sónia Baptista, promovida pelo Fórum Dança e O Rumo do Fumo. 

À semelhança das edições anteriores, o FITEI abre portas aos atores em formação através da secção “O FITEI e as Escolas do Porto”, que contará com espetáculos do balleteatro, ESAP e ESMAE. A aposta na formação de profissionais e estudantes de teatro mantém-se com workshops presenciais e masterclasses online com o selo “Isto Não é uma Escola FITEI”. 

O FITEI inclui ainda atividades gratuitas para o grande público, lançamentos de livros, conversas presenciais e online e concertos.  

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal