Foi aprovado, esta sexta-feira, dia 26 de janeiro, o financiamento das obras de reabilitação do Coliseu do Porto. Os municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) aceitaram, “por unanimidade”, comparticipar com 2,5 milhões de euros, sendo que a Câmara do Porto irá investir 350 mil euros.
“Dos 17 municípios que compõem a AMP, a autarquia do Porto é quem assume a maior fatia (350 mil euros), seguindo-se Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Trofa, Santo Tirso, Gondomar, Vila do Conde e Póvoa de Varzim – classificados como municípios da primeira coroa metropolitana – com uma comparticipação cada de 175 mil euros”, lê-se no portal de notícias da Câmara Municipal, com base nas informações da proposta, “a que a Lusa teve acesso”.
Já Arouca, Paredes, São João da Madeira, Vale de Cambra, Espinho, Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira, concelhos da “segunda coroa metropolitana”, assim como Valongo, que quis participar, vão contribuir com 5 mil euros.
Em dezembro de 2023, sete dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto rejeitaram a proposta de apoio financeiro para a reabilitação do Coliseu Porto Ageas, no entanto, o apoio financeiro foi agora aprovado, a fim de dar resposta às necessidades de uma das salas mais importantes do panorama cultural nacional.