PUB
Recheio 2024 Institucional

Financiamento aprovado para despoluição do Rio Leça

Financiamento aprovado para despoluição do Rio Leça

A candidatura a uma verba do programa Compete 2020 foi aprovada em prol da Associação de Municípios do Corredor do Rio Leça. São um total de quatro milhões de euros que serão usados para uma “grande intervenção de limpeza e beneficiação global” do rio e afluentes até ao final do ano de 2023.

Segundo a Câmara Municipal de Matosinhos esta “será uma oportunidade única para todos os proprietários, que poderão usufruir de uma intervenção financiada a 100% para limpeza, replantação das margens e contenção de erosão com recurso a técnicas de engenharia natural”.

A intervenção será coordenada pelos técnicos do Corredor do Rio Leça, no entanto a candidatura foi realizada em articulação e colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, que irá possibilitar “uma investigação minuciosa de todo o percurso do Rio e os seus afluentes, a adaptação às alterações climáticas, redução dos risco de cheias e promoção da qualidade da água, sendo uma oportunidade única para a reabilitação deste curso de água, constituindo um enorme benefício para o meio ambiente e para toda a população que usufrui deste percurso natural”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A estas ações, soma-se “o combate às plantas invasoras, a recuperação ecológica de todo o rio através da replantação da vegetação marginal, e criação de zonas húmidas, charcos e viveiros de plantas aquáticas para apoiar o restauro do ecossistema”.

A autarquia revela ainda que serão realizadas “reuniões de apresentação” do projeto à população de forma a que os interessados possam “conhecer e participar neste projeto” e “será ainda lançado um sítio na internet para divulgação e várias atividades de participação pública”.

Fotografia: CM Matosinhos

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem