PUB
CMPorto

Filme sobre o Bairro do Aleixo estreia amanhã no Rivoli

Filme sobre o Bairro do Aleixo estreia amanhã no Rivoli

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Os bilhetes custam três euros.

A curta-metragem “Bicicleta”, realizada por Luís Vieira Campos, vai estrear amanhã, quinta-feira, às 22h00, no Pequeno Auditório do Teatro Municipal Rivoli. O trabalho – cujo argumento é de Valter Hugo Mãe – surge inspirado no filme “Ladri di biciclette” (Ladrões de Bicicletas, 1948), de Vittorio De Sica, tendo sido rodado integralmente no portuense Bairro do Aleixo, com a participação dos seus habitantes.
Destacada no 22.º Curtas Vila do Conde (Prémio TAP – Melhor Média – Metragem Nacional), no Arquiteturas Film Festival Lisboa (Best National Short Film – Fiction) e no 20.º Festival Caminhos do Cinema Português (Melhor Curta-Metragem e Melhor Atriz Secundária), a obra desvenda “um lugar de mitos, onde a sociedade tende a radicar problemas de sete cabeças”, mas que, “para tantos que lá vivem”, se ergue “como um lar”. “’Bicicleta’ parte do conceito de vizinhança e de família, a sobrevivência definida por princípios de alteridade que, no cenário de um bairro tão mitificado, ocorrerá com a naturalidade inevitável ao ser humano. É um filme sobre o lado popular da vida, essa partilha de um espaço que se vai imiscuindo no quotidiano de cada um, criando uma interdependência que propaga notícias e cria situações tanto dramáticas quanto divertidas”, pode ler-se na sinopse. A curta será transmitida em dose dupla: a sessão de amanhã será apresentada pelo sociólogo e professor universitário João Teixeira Lopes; a de sexta-feira ficará a cargo do geógrafo e também docente Álvaro Domingues.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile