PUB
Recheio 2024 Institucional

Filme “Russa” nomeado para o Festival de Cinema de Berlim

Filme

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Há grandes novidades para a curta-metragem “Russa”, realizada por João Salaviza e Ricardo Alves Jr. a convite da Câmara do Porto, no âmbito do programa municipal Cultura em Expansão. A película foi selecionada para a competição internacional de curtas-metragens na 68.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale).

João Salaviza e Ricardo Alves Jr. estiveram no Porto em residência artística durante três meses do ano passado para “desenvolverem um ensaio fílmico sobre as diversas realidades sociais e culturais da cidade”, conforme explica nota enviada às redações.
A partir da ‘carta branca’ que lhes foi sugerida, o palco escolhido pelos realizadores para a criação do filme foi o Bairro do Aleixo. A curta-metragem foi construída num processo colaborativo entre um grupo de moradores e a dupla de cineastas.
“Russa” foi apresentado no encerramento do Cultura em Expansão em dezembro de 2017 e tem agora a sua estreia mundial em Berlim.
João Salaviza, realizador já galardoado com inúmeros prémios por todo o mundo, venceu esta mesma competição (Berlinale Shorts) em 2012 com a sua curta-metragem “Rafa”, que lhe valeu o Urso de Ouro, o maior prémio do festival.
Refira-se que o programa do Cultura em Expansão para 2018 será revelado em finais de fevereiro e incluirá um novo projeto cinematográfico em torno da “cultura em expansão” pela cidade do Porto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile