O prémio da FIPRESCI, associação internacional de críticos de cinema, foi anunciado na noite de sábado, durante a cerimónia de entrega de prémios do festival.
A trilogia do realizador português já tinha sido premiada em junho, no 62.º Sydney Film Festival, com o primeiro prémio da seleção oficial.
A obra, que teve a sua estreia internacional na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, tem marcado presença em inúmeros festivais na Alemanha, Finlândia, República Checa, Israel, Marselha, Vila do Conde e Nova Zelândia.
Nos próximos meses, o filme “As Mil e Uma Noites” será apresentado no Japão, no Hiroshima International Film Festival, nos EUA, no New York Film Festival, e no Chile, no Festival Internacional de Cinema de Valdivia. A estreia do filme nos Estados Unidos está agendada para dezembro deste ano.
Em Portugal, o primeiro filme da trilogia, “O Inquieto”, irá estrear-se nas salas a 27 de agosto, seguindo-se “O Desolado”, a 24 de setembro, e, finalmente, “O Encantado”, a 1 de outubro.
Segunda-feira 3 Agosto, 2015
Filme “As Mil e Uma Noites” premiado na Polónia
“As Mil e Uma Noites”, do realizador português Miguel Gomes, ganhou o Prémio da Crítica no 15.º T-Mobile New Horizons International Film Festival, que decorreu em Wroclaw, na Polónia, entre 23 de julho e este domingo.