PUB
Recheio 2024 Institucional

Filmaporto impulsiona Porto como “Cidade do Cinema”

Filmaporto impulsiona Porto como “Cidade do Cinema”

A Câmara Municipal do Porto apresentou o projeto Filmaporto Film Commission que pretende promover e regulamentar as filmagens da cidade. Este programa irá atribuir atribuir bolsas de produção e apoiar a formação.

Guilherme Blanc, diretor do Departamento de Cinema e Imagem em Movimento da empresa municipal Ágora, explicou o conceito do projeto, na passada terça-feira, durante a apresentação do mesmo que decorreu no Cinema Trindade, sublinhando que a “Filmaporto é um projeto de apoio, comunicação, potenciação, explicação das potencialidades da cidade a nível patrimonial e a nível fílmico, de produção, e de capital humano”.

Com um melhor enquadramento na atual dinâmica de produção de cinema, a Filmaporto irá dar bolsas de ajuda à produção. Serão cinco bolsas atribuídas anualmente ao cinema produzido, na integra, na cidade com um valor de 20 mil euros cada uma. “A Filmaporto vem “dar continuidade à missão de facilitar filmagens no Porto, de atração de filmagens para a cidade, embora se proponha densificar o seu papel de interlocução com o setor e seus agentes, de ligação entre o trabalho artístico e o trabalho técnico”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para além do apoio financeiro o projeto propõe apoiar “filmagens, apoio logístico, apoio financeiro à logística, apoio administrativo à produção, apoio à divulgação e apoio à formação”.

Dia 28 de junho o programa de financiamento vai a reunião de Executivo o que permitirá a abertura das candidaturas no inicio do mês de julho, altura em que o website da Filmaporto ficará disponível e onde será possível consultar o regulamento, assim como aceder às informações sobre filmagens na cidade.

Fotografia: Filipa Brito

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem