PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Fez-se história a dobrar! Portugal vence Islândia (2-0) e bate recordes

Fez-se história a dobrar! Portugal vence Islândia (2-0) e bate recordes

O que não falta são motivos para sorrir, para a seleção portuguesa de futebol. A equipa liderada por Roberto Martínez venceu a Islândia (2-0) e carimbou com chave de ouro a passagem para a fase de grupos do Euro 2024, com 10 vitórias em 10 jogos disputados.

Nunca antes a seleção de Portugal havia conseguido tal proeza. Frente a Liechtenstein, Islândia, Bósnia, Luxemburgo e Eslováquia, o resultado foi sempre o mesmo: 3 pontos para Portugal. Outro grande destaque vai para a diferença de golos, na medida em que a equipa nacional apenas sofreu golos num jogo, frente à Eslováquia (3-2), no Estádio do Dragão. Foram 9 “folhas limpas” e 36 golos marcados. Nunca antes tinha a equipa nacional marcado tantos golos.

Na equipa das quinas, o “Homem-Golo” foi o mesmo de sempre: Cristiano Ronaldo, pois claro. O ponta de lança do Al-Nassr foi responsável por assinar 10 golos em 9 jogos. 38 anos só mesmo no cartão de cidadão, dado que os números continuam iguais ao que o craque madeirense nos habituou. Em segundo lugar, aparece Bruno Fernandes, médio do Manchester United que apontou 6 golos.

Na partida contra a Islândia, o objetivo era mesmo fazer história, dado que em jogo não estava propriamente nada. Portugal já tinha passado, a Islândia já tinha sido eliminada. Em jogo, apenas uma coisa: história.

Nesse sentido, Portugal entrou com vontade de resolver a questão bem cedo, criando desde a primeira parte várias ocasiões de golo, perante um adversário que, ainda que não tenha a pujança de outros anos, como no Euro 2016 em que chegou a empatar com Portugal, se apresentou compacto defensivamente e organizado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Ainda assim, a lei do mais forte imperou. À passagem dos 37 minutos, a resistência islandesa cedeu perante um remate colocado de Bruno Fernandes, que fez as bancadas do Estádio José Alvalade levantarem-se de alegria. Estava feito o 1-0, resultado com que as equipas acabariam por ir para o intervalo.

A segunda parte chegou e o domínio português continuou a ser por demais evidente. Sempre com o controlo do jogo, foi ao minuto 66 que Ricardo Horta, jogador do SC Braga, fez o 2-0, num ressalto de bola que a deixou à feição do mesmo. Sendo assim, foi só encostar.

Portugal fechou, desta forma, a fase de qualificação com chave de ouro, garantindo mais uma presença na fase final do Euro 2024. No sorteio, a seleção portuguesa será cabeça de série.

Foto: Seleções de Portugal (Facebook)

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce