PUB
Recheio 2024 Institucional

FEUP coordena projeto europeu de robótica submarina

FEUP coordena projeto europeu de robótica submarina

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O EUMarineRobots (EUMR) é um projeto europeu coordenado pelo Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que junta 15 parceiros de dez países, num grupo de entidades globalmente distinguidas nas áreas do mar e da robótica.

Refira-se que estes parceiros são membros de uma grande variedade de redes existentes e colaboram em infraestruturas de investigação formais e informais em todo o mundo. O EUMR pretende constituir, neste sentido , a primeira etapa na agregação dessas redes, apoiando o crescimento de uma forte comunidade nas áreas do mar e da robótica submarina.
O EUMR ambiciona criar uma infraestrutura de acesso a um conjunto de sistemas e equipamentos autónomos não tripulados (veículos aéreos, superfície e subaquáticos).  Como explica João Borges de Sousa, diretor do LSTS-FEUP e investigador responsável pelo projeto, “o valor combinado desta parceria é muito maior que a soma das suas partes. Isso potencia o alcance do EUMR e vai de encontro ao seu principal objetivo: proporcionar o acesso transnacional, em termos de infraestruturas-chave, aos investigadores europeus que se dedicam ao domínio da robótica marinha”.
Financiado pelo programa Horizonte 2020, o EUMR vai ainda receber uma contribuição financeira da Comissão Europeia de aproximadamente 5 milhões de euros.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile