Recheio 2023

Festival Porta-Jazz regressa em fevereiro com 17 concertos

Festival Porta-Jazz regressa em fevereiro com 17 concertos

O próximo mês de fevereiro marca o regresso do Festival Porta-Jazz aos palcos do Teatro Rivoli. Ao longo de três dias, entre 3 e 5, a programação irá refletir o trabalho desenvolvido pela Associação Porta-Jazz ao longo do ano e que resultaram na edição de novos discos pelo Carimbo.

No total são 70 artistas que se irão apresentar em 17 concertos nos diferentes espaços do Rivoli. O destaque vai para “a estreia da encomenda feita ao pianista Miguel Meirinhos, que convidou o saxofonista inglês Joshua Schofield, o espanhol Ricardo Formoso no trompete, e os portugueses João Fragoso (contrabaixo) e João Cardita (bateria) para um concerto onde a estranheza dará lugar a um momento enérgico, espontâneo e livre”, adianta a Ágora.

Será também possível conhecer o que de mais atual se faz no jazz europeu, com a presença do trio Wabjie, composto por Soraya Berent (voz e electrónica), Michel Wintsch (piano, teclados e electrónica) e Samuel Jakubec (bateria) e a estreia de «Into The Big Wide Open», do austríaco Alfred Vogel (bateria), que se apresenta com três músicos da cena jazz berlinense.

Haverá também espaço para a atuação do duo Alfons Slik, composto pelo pianista Grzegorz Tarwid e o baterista Szymon Pimpon Gasiorek, dois aventurosos músicos da Polónia com vocalizações e experiências sónicas; e Liudas Mockūnas (saxofones), Arnas Mikalkenas (piano, acordeão) e Håkon Berre (bateria), da Lituânia, um jazz de câmara moderno inspirado na música contemporânea e no free jazz.

O veterano pianista Carlos Azevedo apresenta o seu mais recente registo «Serpente» em quarteto e o pianista Pedro Neves apresenta o seu quarto álbum «Hindrances» em trio, com Miguel Ângelo (contrabaixo) e José Marrucho (bateria).

Faz ainda parte do programa o concerto do contrabaixista italiano Gianni Narduzzi com “Dharma Bums”, disco lançado em 2022 pela editora Carimbo, e a atuação do guitarrista e compositor Nuno Trocado e do dramaturgo Jorge Louraço Figueira que partilham «Umbral», um trabalho multidisciplinar com cinco músicos e uma atriz.

Os bilhetes estão à venda na bilheteira do Teatro Municipal do Porto, na bilheteira online, em formato de blocos de concertos, onde cada um dos sete blocos tem um bilhete único no valor de 7€.

A programação completa pode ser consultada aqui.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem