PUB
Recheio 2024 Profissional

Festival Oito24

Festival Oito24
Espinho é palco de mais de quarenta espetáculos de rua até setembro

O Festival de Rua Oito24 invade as ruas, avenidas, praças e praia da cidade de Espinho até ao dia 4 de setembro, com eventos de livre acesso que envolvem música, teatro, cinema, culinária e workshops para os mais pequenos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Na quarta edição do evento, o objetivo pretende envolver os moradores locais, mas também os turistas que visitem a cidade neste verão.
Durante todos os fins de semana até ao início de setembro, haverá espetáculos de nomes bem conhecidos do público como Deolinda, a cantora portuguesa Áurea e o grupo de Leça da Palmeira, Expensive Soul, assim como outras performances de outros nomes menos familiares do grande público, que prometem surpreender com as suas formas de arte.
deolindaO Oito24 pretende, ao longo deste mês, valorizar o património material, uma vez que os eventos decorrem na praia, ruas, parques, praças, jardins, bem como no mercado e até na piscina, mas também quer celebrar a história e caraterísticas dos próprios espinhenses com referências a alguns costumes culturais, sociais e gastronómicos.
Já este sábado, o Mercado Municipal é o local escolhido para algumas iniciativas do festival como um workshop sobre comida alimentação saudável e conversas sobre gastronomia com especialistas em diferentes áreas. A música vai andar à solta pelas ruas da cidade, mas o ponto alto da noite dá-se às 22 horas com o concerto da banda portuguesa Deolinda, conhecida por temas como “Seja Agora” ou “Fon-fon-fon”. Assim, passam por Espinho para apresentar “Outras Histórias”, o quarto álbum de originais da banda de música popular portuguesa.
Dia 13, sábado, o dia começa para “Viver a Rua”, na Rua 19, ou seja, descobrir que uma rua pode ser muito mais do que um número, “uma rua onde se está bem, que é sala de estar, local de descanso, contemplação, música, arte e cultura. Um convite para descobrir outras formas de viver e experimentar o espaço público, as montras, as árvores, os canteiros de flores e as varandas.”
Às 16 horas, a Varanda Aipal recebe um concerto de Benjamim. Depois de ter passado alguns anos em Londres, o artista Benjamim voltou às suas origens alentejanas para cantar Portugal e em português. O trabalho “Auto Rádio”, de 2015, viaja até Espinho, após ter sido considerado o álbum do ano por muitos meios de comunicação social da área musical.
Um concerto de Fado Violado invade a Alameda 8 às 22 horas de dia 13. O espetáculo “A Jangada da Pedra” é a estreia deste projeto que funde o fado e o flamenco, e que tem vindo a conquistar o público da Península Ibérica. A organização promete que “quem vier conhecer a arte de Ana Pinhal e Francisco Almeida tem garantida uma viagem por Portugal e Espanha sem sair de Espinho”.
asmileumanoitesNo domingo, dia 14, a Biblioteca Municipal exibe, pelas 21h30, as curtas-metragens vencedoras do Prémio António Gaio. Entre touradas, viagens exploratórias, um quadro misterioso ou a simples contemplação do quotidiano, poderá ficar a conhecer-se alguns projetos nacionais cinematográficos que encantaram o júri na última edição.
A praça da Câmara recebe, às 22h30, um espetáculo de marionetas, o “Queixa-te”, do Teatro e Marionetas de Mandrágora. Aqui, as marionetas vão reinterpretar a história de D. Quixote e Sancho Pança, estabelecendo o paralelismo com a sociedade atual e juntando muita sátira, comédia e fantasias.
Na segunda-feira, dia 15, há cinema ao ar livre em português, no Parque João de Deus, com a exibição do primeiro volume da trilogia “As mil e uma noites – O Inquieto”. O filme do aclamado realizador Miguel Gomes, com filmes no currículo como “Depois de “Aquele Querido Mês de Agosto” (2008) e “Tabu” (2012), é exibido às 21h30.
restartQuase uma semana volvida, no sábado (dia 20), a Alameda 8 recebe o concerto de Áurea. A artista que conquistou o seu lugar ao sol em 2010, lançou este ano o terceiro álbum da sua carreira. “Restart” foi produzido e gravado nos EUA e assinala um ‘recomeço’ sem, no entanto, sacrificar o talento da cantora portuguesa.
Ainda no campo da música, no dia 27, sábado, também na Alameda 8, há concerto de Mirror People & X- Wife. Passados quase três anos, os X-Wife regressam em força e com novidades. O grupo lançou, recentemente, o single “Movin’ up”. Ainda durante o interregno, Rui Maia, o homem da bateria, aventurou-se no projeto Mirror People que alia o “disco-sound” dos anos 70 ao som contemporâneo.
Neste dia, às 24h, os fundadores da banda pós-punk X-Wife, DJ João Vieira & DJ Rui Maia, juntam-se, mas num formato menos visto, na praia da Baía, transformando o areal em pista de dança.
No dia 3 os Expensive Soul vão brindar a Alameda 8 com hip hop, soul, funk e r&b.
Para terminar o mês de animação pelas ruas de Espinho, o Oito24 organiza um “grande almoço de família”, onde vão caber todas as famílias.

Texto: Raquel Andrade Bastos

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce