CIN - Branco Perfeito

Festival Inventa leva “atividades culturais e artísticas” a municípios do Douro

Festival Inventa leva “atividades culturais e artísticas” a municípios do Douro

O Festival Inventa vai levar, até ao final do ano, “atividades culturais e artísticas” a “espaços naturais, paisagísticos e patrimoniais” de 12 municípios do Douro. Em causa está um evento de renome, com ciclos de música e escrita, que pretende “provocar a população, os seus turistas e visitantes”.

De acordo com os promotores, o ciclo de música “tem programação para toda a família até julho” e vai contar com “concertos intimistas em locais de rara beleza”. Aqui, “a palavra é o elemento central” e envolve uma programação artística que “promove a exaltação da língua portuguesa na música produzida em Portugal com uma seleção de artistas emergentes, uns em ascensão e outros com forte implementação no panorama musical nacional”.

“Trata-se de uma celebração dos cantautores, poetas e escritores musicais e conta com Samuel Úria a 2 julho na Ponte em Resende e, por fim, Esteves a 3 julho na Igreja de São Gens em Penafiel”, resumem.

Simultaneamente, destacam-se também o ciclo de visitas guiadas – Escrita guiada, o ciclo de exposições literárias – Escrita d’aqui, e o ciclo de teatro de autores regionais – Escrita em cena, que acontece de 16 setembro a 9 outubro.

O ciclo de Escrita guiada leva o “público a visitas históricas a locais classificados do património cultural do Douro, Tâmega e Sousa, mas que incluem também a componente artística da performance teatral, inspirada na história literária de cada um dos 12 municípios da região”.

As visitas estão marcadas para os dias 9 de julho, em Cinfães, 16 de julho, em Amarante, 23 de julho, em Felgueiras, 30 de julho, em Resende, 17 de setembro, em Paços de Ferreira, 24 de setembro, no Marco de Canaveses, 15 de outubro, em Lousada, e 22 de outubro, em Castelo de Paiva.

O encerramento do projeto de programação cultural em rede contará com um “concerto único” de Lena D’água, a 29 outubro, no Emergente – Centro Cultural no Marco de Canaveses.

De referir que o Inventa é um projeto promovido no âmbito da operação Escrita em Cena – Programação Cultural em Rede do Tâmega e Sousa, sendo dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em parceria com a Associação de Municípios do Vale do Sousa – Rota do Românico, Associação de Municípios do Baixo Tâmega e pelo Município de Penafiel, e cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

A programação completa está disponível na página oficial do evento.

Foto: Festival Inventa

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes