Santander Escolhas 2

Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica regressa em maio de 2022

Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica regressa em maio de 2022

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) regressa de 10 a 22 de maio de 2022 para a 45.ª edição, anunciou a organização. Contudo, ainda este ano, vai decorrer a 2.ª edição d’O Meu Primeiro FITEI, o festival dedicado ao público infantojuvenil, que acontece de 29 de outubro a 1 de novembro. 

“Depois de um balanço positivo, o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica regressa, de 10 a 22 de maio de 2022, para a 45.ª edição mantendo, além das atividades presenciais, o FITEI Digital”, lê-se no comunicado divulgado. 

Gonçalo Amorim, diretor artístico do festival, adiantou que a próxima edição olhará “o futuro, os futuros expectáveis e os possíveis, os fantásticos e as utopias”. “Gostaria que o FITEI de 2022 se ocupasse daquilo que ocupará muitos artistas e muita da população mundial, fazer lutos e imaginar o futuro”, sublinhou. 

Para a próxima edição, está também programado o regresso do FITEI Digital, a plataforma de streaming dedicada ao teatro, lançada durante a edição 2021, e que foi “um sucesso”. “Em duas semanas, o site obteve mais de 300 registos oriundos de países como Portugal, Espanha, Brasil, Canadá, Bolívia, Argentina, México, Polónia, Singapura, Chile, Peru, França, Reino Unido, Itália, Noruega, Equador, Alemanha, Eslováquia, Estados Unidos, Holanda, Suíça e Bélgica”, destacam os promotores. 

Recorde-se que o FITEI 2021, que decorreu entre 1 e 16 de maio no Porto, Matosinhos, Gaia, Viana do Castelo e Viseu, apostou numa versão experimental online e presencial. No total, foram programados 14 espetáculos presenciais, 10 online, 4 workshops, 2 concertos, 4 conversas, além de duas residências artísticas e o lançamento de uma publicação.  

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal