PUB
Recheio 2024 Profissional

Festival Internacional de Folclore em Gaia

Festival Internacional de Folclore em Gaia

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O 52.º Festival Internacional de Folclore de Gulpilhares (38.º de Vila Nova de Gaia) arranca no próximo sábado, dia 6, pelas 21h30, na Alameda do Senhor da Pedra, em Gulpilhares.

Organizado pelo Rancho Regional de Gulpilhares, o festival aproxima tradições de vários países, contando com a presença de grupos de reconhecido mérito internacional. Assim, a Colômbia é representada pela “Compañía Artística Danza Colômbia”, um grupo que trabalha a dança folclórica nacional numa linha de projeção artística, realizando montagens de várias regiões do país. De Itália vem o “Fabaria Folk”, um grupo que desde a sua formação tem procurado promover, nacional e internacionalmente, as tradições populares da Sicília e de Favara. Através dos seus espetáculos, é possível refazer a história, as tradições e os costumes que moldam a Sicília. Por fim, ainda no campo das atuações internacionais, o Taiwan é representado pela academia “Tai Ji Men Qigong”, considerada o “tesouro da cultura tradicional chinesa”.
O 52.º Festival Internacional de Folclore de Gulpilhares decorre até 12 de agosto, em vários locais de Gaia, sendo que, de forma intercalar e complementar, será ainda realizado o IX Gaia Folk, um evento que decorre no Espaço Corpus Christi, no Cais de Gaia. No dia 8 de agosto é feita a receção dos grupos folclóricos, na Casa Barbot/Casa da Cultura, seguindo-se então três dias de espetáculos que farão certamente as delícias do público presente. Além dos grupos internacionais já referidos, passarão pelo Espaço Corpus Christi o Rancho Folclórico Danças e Cantares de Santa Maria do Olival, o Grupo de Danças Andinas Intichaski de Gaia e o Rancho Folclórico de Gulpilhares. Todos os espetáculos começam às 21h30.
O Rancho Regional de Gulpilhares pertence, desde 2002, à rede de festivais CIOFF (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais), o que tem permitido divulgar a etnografia, as tradições e o folclore da região, unindo povos e culturas dos cinco continentes.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem