PUB
Recheio 2024 Institucional

Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas regressa a Vila Nova de Gaia

Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas regressa a Vila Nova de Gaia

A VIII edição do Portingaloise – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas regressa ao Armazém 22, em Vila Nova de Gaia, já este fim de semana. A iniciativa arranca na sexta-feira, 25 de março, e termina no domingo, dia 27.

Promovido pela Kale Companhia de Dança, em parceria com a Portingaloise Associação Cultural e Artística e com direção artística de Catarina Costa e Silva, o festival “conjuga criação, formação e divulgação de trabalhos relacionados com o património coreográfico europeu do século XV ao século XIX”.

O Portingaloise é composto por um ciclo de Primavera e de Verão e tem como destaque, este ano, a componente “formativa e criativa”, com a criação “Assembleia Dançante”, avançaram os promotores.

De acordo com a nota divulgada, “Assembleia Dançante” pretende “recriar uma assembleia do século XVIII enquanto espaço recreativo onde jogo, música, teatro e dança se conjugavam com o intuito de divertir”.

“Os participantes entrarão em contacto com a dança e a música da época, aprendendo as coreografias, reconhecendo as suas melodias, tudo integrado num espetáculo em que a palavra, o gesto e a música compõem um só texto dramático, que nos convida ao prazer de festejar em comunidade”, acrescenta, sublinhando ainda que é um projeto de criação comunitária que integrará “intérpretes amadores ou jovens estudantes na área da dança e música antiga”.
Na edição da Primavera, o Encontro Académico será composto por uma palestra, agendada para sexta-feira, dia 25, às 19h00, com a musicóloga Cristina Fernandes sob a temática das Assembleias do século XVIII na Europa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Por sua vez, na componente formativa, o curso de dança barroca volta a ser ministrado presencialmente. Este será votado ao estudo e montagem de contradanças enquanto forma coreográfica predominante nas Assembleias do século XVIII e acontecerá no Ciclo de Primavera e Ciclo de Verão, destinando-se a públicos a partir dos 12 anos.
Os interessados em participar podem inscrever-se aqui.

PROGRAMA
25 de março, 19h00
Ciclo Primavera
Palestra Bailes e Assembleias no século XVIII europeu com musicóloga Cristina Fernandes (INET-md, FCSH_Universidade Nova de Lisboa)

26 e 27 de março, 10h00-13h00 e 14h30-17h00
Curso de Dança Barroca – Contradanças do séc. XVIII (I Parte)

Ciclo de Verão
Curso de Dança Barroca – Contradanças do séc. XVIII (II Parte)
10 e 11 de setembro – 10h00-13h00 / 14h30-17h00
17 e 18 de setembro – 10h00-13h00 / 14h30-16h30

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile