PUB
PD - Revista Sabe Bem

Festival Internacional de Cinema do Porto arranca esta sexta-feira

Festival Internacional de Cinema do Porto arranca esta sexta-feira

A cidade do Porto recebe a partir desta sexta-feira, 1 de abril, e até ao próximo dia 10, uma nova edição do Fantasporto, Festival Internacional de Cinema. O evento regressa ao Rivoli para a sua 42.ª edição, que vai contar com 55 filmes em competição, entre os quais 26 em antestreias europeias e mundiais.

No arranque do festival, destaque para o filme “xxxHoli”, de Mica Ninagawa, que marca a abertura da edição 2022 do Fantasporto, e se encontra também em competição na secção de “Cinema Fantástico”.  A película tem como protagonistas atores e músicos populares e estreia, comercialmente, no João, a 29 de abril.

Ao longo desta sexta-feira, o público terá também oportunidade de ver o filme de ficção científica “Blade Runner”, de Ridley Scott, “The Mole Song”, do japonês Takashi Miike, e “Follow Her”, da norte-americana Sylvia Caminer.

“The Good Father”, “The Laws of the Universe”, “The Exorcism of Good”, “Guess Who’s Coming to Dinner”, “Meu Castelo, Minha Casa”, “SoulPark” e “Everything, Nothing and Something Else” são algumas das exibições que integram também o programa do Fantasporto.

Nesta edição, Portugal vai apresentar oito antestreias mundiais, o Japão seis mundiais e duas europeias e os Estados Unidos da América uma antestreia mundial e uma europeia. Por sua vez, a China vai apresentar duas antestreias europeias.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além do filme português “Meu Castelo, Minha Casa”, de José Mira, destacam-se ainda a “Jornada de papel”, de Emanuel de Oliveira e Maria Ana Marques, “Fruta tocada por falta de jardineiro”, de Pedro Senna Nunes, “Dilúvio”, de Eduardo Cruz, “Atrás das portas”, de Tom Freitas, Bruno Acosta e Inês Paredes, e “Misericórdia”, de Gonçalo Loureiro.

Devido ao conflito vivido na Ucrânia, há mais de um mês, a organização decidiu retirar da programação o filme russo “Vladivostok” e anunciou a apresentação do filme de Marina Kondratieva, “Everything, nothing and something else”, que mostra a cidade de Kiev vista por um taxista. A exibição do filme será feita em forma de homenagem à Ucrânia, no final do evento.

O Fantasporto contará também com uma exposição de cartazes sobre as 42 edições do evento, e apresentações de livros sobre literatura fantástica e os 40 anos do Fantasporto.

O programa completo está disponível aqui. Os interessados em assistir ao festival podem adquirir os bilhetes em bol.pt.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem