PUB
Recheio 2024 Profissional

Festival IndieJúnior arranca esta segunda-feira sob o mote “Liberdade”

Festival IndieJúnior arranca esta segunda-feira sob o mote “Liberdade”

A 8.ª edição do festival de cinema IndieJúnior arranca esta segunda-feira. Até 28 de janeiro, serão apresentados vários filmes dedicados às crianças e jovens, sob o mote de celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos, em vários espaços emblemáticos da cidade do Porto.

“A Liberdade é o tema central da 8.ª edição do festival de cinema IndieJúnior, que decorre entre os dias 22 e 28 deste mês, no Porto, com uma programação que se associa às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril”, lê-se no portal de notícias da autarquia.

De acordo com a organização, será lançado um “debate alargado, dentro e fora das salas, sobre o lugar da democracia, a sua construção e a execução do projeto de Abril no Portugal de hoje”.

Da vasta programação, a decorrer em vários espaços emblemáticos da cidade, como o Batalha Centro de Cinema, Coliseu do Porto e Museu Nacional Soares dos Reis, destacam-se as três sessões que exploram a “ideia de liberdade, num sentido amplo”:

“O Casaco Rosa”, uma curta-metragem de animação da autora Mónica Santos, que mergulha na história polémica de Rosa Casaco, agente da PIDE, líder da brigada responsável pelo assassinato do “general sem medo”, Humberto Delgado, durante a ditadura.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“A Noite Saiu à Rua”, de Abi Feijó, que retrata uma aldeia dominada pela tirania, explorando os desafios enfrentados pelos habitantes em busca da liberdade.

E “Balada de um Batráquio”, de Leonor Teles, um filme que interage com o espaço real do quotidiano português, abordando o tema do comportamento xenófobo enraizado na cultura portuguesa.

Além do cinema, o IndieJúnior conta, ainda, com diversas oficinas destinadas a crianças e famílias. Uma delas aborda a criação de cartazes revolucionários, inspirados nas ilustrações de João Abel Manta e no filme “A Noite Saiu à Rua”, a outra convida a uma “nova perspetiva sobre o espólio expositivo do Museu Soares dos Reis”.

Fora do âmbito do 25 de Abril, está agendado um filme-debate que explora os conceitos de género e consentimento. Na secção “O meu primeiro filme”, o designer e comunicador Wandson Lisboa será o convidado especial, tendo selecionado para esta edição do festival o filme “Toy Story: Os Rivais”.

A programação completa do IndieJúnior pode ser consultada aqui.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile