Santander Escolhas

Festival IndieJúnior Allianz 2021 reagendado para maio

Festival IndieJúnior Allianz 2021 reagendado para maio

O IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto acontece, este ano, entre 19 e 23 de maio. Depois de adiado, devido ao confinamento geral de janeiro, o evento reorganizou a sua agenda e mantém a sua programação para famílias nas salas da Casa das Artes, Maus Hábitos e Reitoria da Universidade do Porto, adiantou a organização. 

O pontapé de saída para a quinta edição do festival acontece a 15 maio, no Salão Nobre da Reitoria da UP, com uma sessão especial de warm-up. O programa escolar decorrerá nos estabelecimentos de ensino ao longo dos meses de abril e maio, com recurso a uma plataforma online criada para o efeito.   

A mostra vai exibir um total de cerca de 50 filmes, que vão aliar “a diversão ao carácter educativo do cinema”. O programa é composto por uma competição internacional de longas e curtas metragens de produção recente. 

No que respeita ao alinhamento de filmes, destaque, nesta edição, para o “Fritzi – Um Conto Revolucionário”, de Ralf Kukula e Matthias Bruhn, um filme de animação que retrata os tempos da Alemanha dividida, vencedor do Prémio Escolas nesta edição de 2021. Será ainda possível ver “Alice Júnior”, vencedor de uma menção honrosa por parte do júri oficial do festival. Trata-se de um filme brasileiro que acompanha a história do primeiro beijo de Alice, uma jovem trans youtuber, enquanto esta se vê obrigada a mudar para uma escola onde ainda imperam velhos preconceitos.  

Nas curtas metragens, o destaque vai, entre outros, para “A Poeira do Mar”, de Héloïse Ferlay, que retrata uma “tocante história” sobre as relações familiares e as famílias monoparentais. O programa contará com “temas fortes”, como as questões de género, que serão destacadas em “RAPAZESRAPARIGASMIX”, um documentário sobre uma criança intersexo. 

A morte e a forma como lidamos com eles em “Daqui à Lua”, de Sara Kolster; os impactos do capitalismo e da sociedade em que vivemos no equilíbrio do planeta em” Normal”, de July Cat, e o equilíbrio dos ecossistemas na longa de animação “Bom dia Mundo!”, de Anne-Lise Koehler e Éric Serre, serão outros temas abordados. 

No dia 19 de maio, será também possível assistir a uma “sessão especial”, a decorrer no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, a propósito dos assuntos ambientais. A sessão, com base no tema “Não Há Planeta B, está agendada para as 18h00 e contará com a participação de elementos responsáveis pela organização da recente “Greve Climática Estudantil”, da Extincion Rebelion e da Zero Waste Portugal.   

Complementando o trabalho iniciado em novembro com a iniciativa Eu Programo Um Festival de Cinema, a plataforma online criada pelo festival permitirá a organização de sessões de cinema nas escolas. Os professores interessados podem ainda inscrever-se através de indiejunior.com/escolasporto.

PROGRAMA INDIEJÚNIOR ALLIANZ 2021
Sábado, 15 de maio, 11h00, Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto
Sessão Warm-up

Quarta, 19 de maio, 18h00, Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto
Filme-Debate: Não Há Planeta B
Classificação Etária: +10
Duração: 90′

Quarta, 19 de maio, 20h30, Maus Hábitos
Cinema à Mesa: Cinema Fronteira – Entre a Juventude e a Idade Adulta
Classificação Etária: +13 anos
Duração: 51´

Quinta, 20 de maio, 19h00, Casa das Artes
Sessão de curtas: Pensar, Ser , Agir
Classificação Etária: +15 anos
Duração: 56’

Sexta, 21 de maio, 18h00, Casa das Artes
Sessão de curtas: Passo a Passo
Classificação Etária: +12 anos
Duração: 50’

Sexta, 21 de maio, 20h30, Casa das Artes
Alice Júnior
Classificação Etária: +15 anos
Duração: 87′

Sábado, 22 de maio, 11h00, Casa das Artes
Sessão de curtas: Amor e Natureza
Classificação Etária: Toda a Família/+3 anos
Duração: 43′

Sábado, 22 de maio, 16h00, Casa das Artes
Sessão de curtas: Grandes Amizades
Classificação Etária: +6 anos
Duração: 51′

Sábado, 22 de maio, 17h30, Casa das Artes
Fritzi: Um Conto Revolucionário
Classificação Etária: +9 anos
Duração: 86′

Domingo, 23 de maio, 11h00, Casa das Artes
Sessão de curtas: Pequenos e Graúdos
Classificação Etária: +3 anos
Duração: 41′

Domingo, 23 de maio, 16h00, Casa das Artes
Bom dia Mundo!
Classificação Etária: +6 anos
Duração: 61′

Domingo, 23 de maio, 17h30, Casa das Artes
Sessão de curtas: Crescer e Aprender
Classificação Etária: +9 anos
Duração: 48′

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem