O anúncio foi feito na tarde de quarta-feira. A entidade responsável pelo Festival Eurovisão da Canção decidiu, pela primeira vez, desde que o festival arrancou, em 1956, cancelar uma edição do evento.
Conforme avança o Dinheiro Vivo, “várias opções alternativas que permitissem que o concurso fosse por diante” foram exploradas, contudo a “incerteza gerada pela transmissão da doença covid-19 pela Europa – e as restrições postas em prática pelos governos dos participantes e pelas autoridades holandesas – fez com que fosse tomada a difícil decisão de que é impossível continuar com o evento ao vivo como planeado”.
No mesmo comunicado, acrescenta o mesmo meio de comunicação, a organização refere que vão ser mantidas discussões entre todas as partes envolvidas sobre o local de acolhimento do evento no próximo ano.
Recorde-se que o Festival Eurovisão da Canção estava previsto decorrer entre 12 e 16 de maio, em Roterdão, na Holanda. A música “Medo de Sentir”, de Elisa, era a representante portuguesa.