PUB
CMPorto

Festival Dias da Dança regressa para uma edição “No Palco” e “Em Casa”

Festival Dias da Dança regressa para uma edição “No Palco” e “Em Casa”

Depois de no último ano ter sido cancelado devido à pandemia de covid-19, o Festival Dias da Dança regressa este ano para uma edição reinventada “em tempo record”, que acontece “no palco” e “em casa”. 

O evento arranca já no próximo dia 20 de abril, com um total de 22 espetáculos e um projeto expositivo, 16 dos quais em estreia absoluta ou nacional, foi esta quinta-feira anunciado. O DDD – No Palco / Em Casa regressa em formato online e às principais salas de espetáculos das cidades do Porto, Gaia e Matosinhos, numa edição que chega, pela primeira vez, a Viana do Castelo. 

Na apresentação, que teve lugar no Teatro Municipal do Porto – Rivoli, o presidente da Câmara Municipal do Porto assegurou que foi possível manter a grande maioria dos projetos, com exceção de alguns internacionais, que vão apresentar-se online, ou dos projetos desenvolvidos com a comunidade não profissional.  

“Na vertente presencial, conseguimos assegurar a realização, com público presente, de nove espetáculos [na sua maioria emitidos igualmente online] e de um projeto expositivo, todos eles de artistas nacionais”, assinalou Rui Moreira. 

O programa, que de acordo com informação avançada pelo diretor artístico do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, teve cinco versões, arranca no dia 20 de abril com o espetáculo “Bate-Fado”, uma estreia absoluta da dupla de artistas portugueses Jonas & Lander, agendado para as 19h00, no Grande Auditório do Teatro Rivoli. Será transmitido online nos dias 23, 24 e 25 de abril. 

No mesmo dia será ainda transmitido, gratuitamente, na sala virtual do DDD, o espetáculo “Room with a View”. A transmissão decorre pelas 22h00, sendo que quatro dias depois, a 24 de abril, o espetáculo poderá ser visualizado às 22h10 na RTP2. 

Devido à pandemia de covid-19, os promotores explicaram que o programa internacional “viverá maioritariamente online”, à exceção do espetáculo “Please Please Please”, agendado para os dias 22 e 23 de abril, no Teatro Carlos Alberto (TeCA). 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“SIRI”, de Jorge Jácome e Marco da Silva Ferreira, e “North Korea Dance”, da coreógrafa sul-coreana Eun-Me Ahn, são as duas estreias que encerram o festival, a 30 de abril. Os espetáculos serão transmitidos, respetivamente, às 19h00 no Teatro Campo Alegre e às 21h30, na página oficial do evento e nas suas páginas de Facebook e Youtube. 

De referir ainda que nesta edição, o Dia Mundial da Dança, que se assinala a 29 de abril, será celebrado com dois espetáculos: a estreia absoluta de “Viaduto”, no Auditório Municipal de Gaia, um projeto do coreógrafo e performer brasileiro a residir no Porto Renan Martins; e a apresentação de “Os Três Irmãos”, de Victor Hugo Pontes no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. 

O programa do Festival Dias da Dança “No Palco/Em Casa” está disponível para consulta no site oficial do evento.

Além dos espetáculos, contempla ainda exposições em Serralves e no site do festival, conversas, residências artísticas e masterclasses online. 

Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos a partir do dia 19 de abril, na bilheteira central do Teatro Municipal do Porto. O custo é de 3,50€ para os espetáculos online e de” 9€ para os espetáculos presenciais. Os interessados em comprar seis espetáculos, “Passe DDD”, poderão usufruir de um desconto de 50% sobre o preço total dos espetáculos presenciais.

A apresentação do DDD – Festival Dias da Dança contou ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, da vereadora da Cultura da Câmara de Gaia, Paula Carvalhal, e de Ana Feijó Cunha, representante do BPI / Fundação “La Caixa”, responsável pelo mecenato do evento. 

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz