PUB
Recheio 2024 Institucional

Festival de Cinema dedicado às Mulheres arrancou no Porto

Festival de Cinema dedicado às Mulheres arrancou no Porto

Não só no Porto como no resto do mundo, é importante valorizar as Mulheres com M grande. Por isso mesmo, a cidade Invicta recebe, a partir desta terça-feira, 16 de abril, o festival internacional de cinema Porto Femme.

Os eventos irão decorrer até ao dia 21, domingo, e acontecem por cinco locais da cidade: Cinema da Batalha, Maus Hábitos, Casa Comum, Lusófona e Casa das Artes.

Tal como o nome do festival sugere, este é dedicado às mulheres. De acordo com o Observador, o programa de 2024 também se debruça sobre a revolução e conta com 122 filmes de 38 países diferentes.

Todos eles abordam, de formas distintas, a luta das mulheres pelos seus direitos e pela igualdade de género. Quanto ao Porto Femme, a organização do evento pronuncia-se sobre os tópicos a serem abordados.

“No ano em que celebramos o 50.º aniversário do 25 de Abril, evocamos o dia em que a poesia saiu à rua, exibindo imagens capturadas por mulheres sobre as várias revoluções” (via Observador).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Acerca do cartaz que estará à disposição do público, o que não falta é variedade. Neste, constam títulos como Revolução (1975), de Ana Hatherly, O aborto não é um crime (1976), de Mónica Rutler e Fernando Matos Silva, que fez parte de uma série documental da RTP, entre muitos outros.

Outro dos destaques do evento relaciona-se com a “primavera árabe”, à luz do olhar feminista de Mai Masri. As lutas femininas serão expostas, de várias formas e feitios, numa tela que o convida não só a apreciar a sétima arte, mas também a refletir sobre questões essenciais para uma humanidade justa e plural.

Na sétima edição do evento, há ainda espaço para homenagear a realizadora Margarida Cardoso. O dia de abertura conta com algumas curtas-metragens. Entre estas: Mia (2023), de Karina Minujin, Oysters (2022), de Maaa Descamps, ou Uli (2023), de Mariana Gil Rios (via Observador).

Fotografia: Pexels

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce