PUB
Recheio 2024 Institucional

Festival de cinema dedicado à Europa de Leste em setembro no Porto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A primeira edição do BEAST – Festival Internacional de Cinema, um evento “novo e quase inesperado” dedicado aos filmes da Europa de Leste, irá decorrer de 21 a 24 de setembro, no Porto.

“Pretendemos trazer algo novo, quase inesperado, mas principalmente queremos promover a cultura contemporânea da Europa de Leste, encurtar distâncias, aproximar pessoas com quem temos, na verdade, tanto em comum”, refere, em comunicado, a organização.
Entre 21 e 24 de setembro, o festival irá “colocar o Porto no centro do panorama cinematográfico Europeu”. O evento, que irá decorrer no Passos Manuel, Cinema Trindade, Rivoli e Biblioteca Almeida Garrett, vai apresentar filmes de 20 países “dos Bálticos aos Balcãs” e também “mostrar o trabalho de vários realizadores portugueses que estudaram em escolas de cinema ou produziram os seus filmes nestes países”.
Cada edição do BEAST terá “um país em destaque”, sendo que, neste primeiro ano, a escolha recaiu pela Polónia, um país “reconhecido por todos como um polo de excelência na produção cinematográfica”, com cineastas como Krzysztof Kie?lowski, Wojciech Smarzowski ou Andrzej Wajda e ainda “grandes jovens talentos”.
Para dar a conhecer o festival ao público, a organização programou para o dia 16 de março, no Cinema Passos Manuel, uma mostra de duas curtas-metragens polacas e a apresentação do “imperdível filme ‘Chuck Norris vs Comunismo’ de Ilinca Calugareanu”. As sessões, a partir das 19h, têm entrada livre.
O festival é coorganizado pela PlusEast – Associação Cultural, pela Câmara Municipal do Porto, pela Europe Direct Porto e pelo Cineclube do Porto, contando ainda com o patronato da Câmara do Comércio Polaco-Polónia e a parceria do Instituto Cultural Adam Mickiewicz.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile